Café Literário
Ontem, quando fui chegando a E.E.Profº Solom Moura, pude observar na expressão facial dos cursistas, formadores e escritores que participam do Curso de formação continuada GESTAR, sorrisos espontâneos e a almas saltitando de alegria pelos olhos.Também não era pra menos, a coordenadora do curso, Maria do Socorro Bezerra, juntamente com a equipe de professores formadores promoveu o encerramento da primeira etapa do curso GESTAR II – Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar -(direcionado a professores do 6º ao 9º ano), com apoio da 12ª DIRED Mossoró e da SEEC –Secretaria de Educação do RN, com um Café Literário, com cardápio literário, tecladista, cantora, filme literário
“Os narradores de Javé”, além de um ambiente requintado, agradável pela organização que fazia bem aos olhos e ao coração dos expectadores...
Na ocasião, foram recitados textos literários no gênero de poesia, prosa e cordéis pelos respectivos autores presentes; Nildo da Pedra Branca, Margreth, Antonio Francisco, Raimundo Antonio e outros poetas (alunos do GESTAR II).
Foi um momento literário poético compartilhado entre os envolvido com muito amor, carinho e alegria estampada por todos os lados.
Sinto-me grata por ter participado, embora que parcialmente, pois por motivo de força maior não compareci em tempo hábil, mas o suficiente pra ter ficado maravilhada com tanta felicidade dos amigos e principalmente, por ver o fruto de um trabalho monitorado por uma equipe unida, com objetivos e metas comuns alcançados, haja vista que a formação continuada não se encerra em nenhuma das etapas trabalhadas, se dá num processo de desenvolvimento contínuo no interior das escolas, com ações previamente planejadas, pensadas, discutidas e voltadas pra aprendizagem dos alunos.
O GESTAR II é um programa apaixonante, porque propicia o estudo na área de Língua Portuguesa subsidiando dinâmicas de trabalho com diferentes gêneros textuais, mobilizando o professor a se atualizar linguisticamente, e motivando-o a facilitar o desenvolvimento das capacidades e habilidades do corpo discente nos elementos da língua tão necessários a vida dos estudantes.Além desta área, o referente curso também trata das questões na área de Matemática, levando os professores a refletir sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, a necessidade que os alunos têm de resolver situações situações problemas do cotidiano, decifrar códigos matemáticos e relaciona-los a suas funções sociais no cotidiano.
Por fim, não é tarefa fácil envolver os alunos no processo de ensino aprendizagem, mas é possível desde que haja formação, qualidade no ensino, comprometimento e amor.A exemplo, o evento promovido do Café Literário, pois durante este ensejo, fiquei pensando:
- Quantos alunos têm talento literário dentro das escolas e que só precisam ser descobertos, motivados...Já pensou como ficariam felizes, vendo suas produções expostas e aplaudidas num ambiente prazeroso como este?!
Penso que é tudo uma questão de se gostar do que faz, porque quando fazemos o que gostamos, o resultado flui positivamente (a meu ver).
Na oportunidade, parabenizo e agradeço a Socorro Bezerra e a equipe do GESTAR II pelos momentos de alegria proporcionados através de um trabalho humanamente desenvolvido, que vem contribuindo pra o crescimento intelectual, a auto estima e aprendizagem dos cursistas e de seus alunos.
Antonia Zilma