O fornecedor de laranjas

- O de sempre amigo?

- Isso, e com pouco açúcar.

Todos os dias pela manhã, antes de ir para o trabalho, Seu Juvêncio passava pela mesma padaria e fazia o mesmo pedido, os funcionários mais antigos já sabiam exatamente os gestos que aquele homem iria executar durante a sua permanência no estabelecimento, apenas por curiosidade irei descrever para vocês: - adentrava pela entrada lateral, visualizava o relógio (07h: 15min), seguia pelo corredor paralelo ao balcão, se dirigia ao caixa, retirava a carteira do bolso esquerdo, pagava adiantado a sua conta, agradecia, voltava para o balcão, e sentava no segundo banco da direita para esquerda, cumprimentava os balconistas, fazia o seu pedido, bebia em no máximo quatro goles, agradecia pelo atendimento e logo em seguida saia rapidamente, olhando pela última vez o relógio - . Tudo isso em vinte cinco minutos, pontualmente, e nos últimos dez anos, ninguém conseguia compreender aquele comportamento, no mínimo esquisito, ficavam admirados com a maneira que realizava os mesmos movimentos durante anos, e sempre o mesmo pedido, nem a mais nem a menos, deixando intrigados os curiosos empregados, até o dono da padaria não conseguia explicar aquela situação.

Precisando de uma bela reforma, a padoca, carinhosamente chamado assim por nós paulistas, ficou fechada por quinze dias, o que fez o Seu Juvêncio não aparecer pelo local. A ansiedade, que o dono da padaria e os empregados, pela reinauguração, não era tanta quanto a possível reação daquele cliente tão “especial”, e às sete e quinze em ponto entrou o tão aguardado homem, no primeiro momento ao verificar que o relógio já não estava mais no lugar dos últimos dez anos, assim como tudo não estava mais no mesmo lugar como dos últimos dez anos, parou repentinamente e levando o braço ao seu encontro olhou as horas no seu relógio de pulso, ficou um instante parado como se tentasse se localizar no novo ambiente, lentamente tentou fazer uma nova trajetória e agora sentando no quarto banco da esquerda para direita fez o mesmo pedido, olhou novamente para o seu relógio e percebeu que já estava cinco minutos atrasado, bebendo em três goles, agradeceu rapidamente os funcionários e saiu.

Nunca mais soube do seu paradeiro, por algum motivo, provavelmente a reforma, o cliente mais ilustre e mais esquisito dos últimos dez anos não apareceu mais. O que aumentou ainda mais a curiosidade daquelas pessoas.

Já em outra padaria, na qual não entrava nos últimos dez anos, um dos funcionários mais antigos, reconheceu a figura daquele senhor e logo com um sorriso no rosto, cumprimentou-o:

- Seu Juca (como era conhecido ali), quanto tempo o senhor não aparece por aqui??? Como é bom lhe rever!! O de sempre???

- Isso, e com pouco açúcar!

- Acho que faz uns dez anos, mais ou menos, lembro que foi depois da reforma.

- Como o tempo passa né??

- Mas o que aconteceu, que fez o senhor sumir de repente?

- Só uma curiosidade, vocês voltaram com o mesmo fornecedor?

- Então Seu Juca, se eu disser que depois que mudou o fornecedor de laranjas, diminui bem a venda do suco!! Não teve jeito tivemos que chamar o outro de volta.

- Sabe aquela padaria ali de cima?

- Sei, ficou bonita né, depois da reforma??

- Ficou, mas acho que eles mudaram o fornecedor de laranjas!!!

E bebendo o seu velho suco de laranjas, em quatro goles, seu Juvêncio mais uma vez saia apressado para o seu trabalho.

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 20/09/2009
Código do texto: T1820391
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.