Páginas recentes - 5 -

Livro na praça

Lúcia recebeu da filha de uma amiga o convite para participar da Campanha "Livro na praça": você escolhe um livro que quer doar,coloca-o no banco de uma praça com um recado,pedindo que , depois de lido,fosse devolvido àquele banco para um novo leitor.

Achou a ideia instigante e começou a colocar livros nos bancos da praça principal da sua cidade.As amigas perguntam,curiosas: "você fica por perto para ver o que acontece?" "Claro que não,ela responde,deixo-os lá e vou cuidar da vida."

Mas naquela manhã,aconteceu diferente. Mal tinha atravessado a rua,escutou uma gritaria.Virou-se e viu,no meio da praça,um rapaz gesticulando e sacudindo o livro que ela acabara de deixar lá.

Não conseguia escutar as palavras,só observava seus gestos aflitos.Imediatamente chegou uma gari e ele lhe mostrou " o achado".Conversa vai,conversa vem,ele lhe entregou o livro e foi cuidar de vender seus picolés.

Lúcia continuou sua caminhada,fez o que tinha que fazer e voltou pelo mesmo caminho.Não resistiu.Procurou a gari,que queria lhe devolver o livro enquanto ela tentava se explicar.Parou para ouvi-la: como ela gosta de ler,o rapaz,sempre que acha um livro no banco da praça,leva-o para ela.Expilquei novamente e ao entender o objetivo da campanha,ela sorriu e prometeu "ler e devolver".

Lúcia nunca vai saber se o fará,mas voltou para casa feliz,por continuar a acreditar que existem milhares de pessoas apaixonadas por leitura,como ela.

Maria Neusa em setembro de 2009

maria neusa
Enviado por maria neusa em 18/09/2009
Código do texto: T1818091
Classificação de conteúdo: seguro