Coisa

Aprendi quando estudava para o vestibular que a palavra “coisa” chega ser até vulgar justamente porque serve para tudo. Se você não sabe o nome de algo, chama de “coisa” que qualquer um entenderá. “Coisa” serve para qualquer coisa mesmo. Serve até para pessoa. Mas aí, mais que vulgar, vira pejorativo. Pessoa-coisa denigre, ofende.

Serve também para admiração: “Que coisa, viu!” Neste caso, não é objeto nem pessoa, mas é perfeitamente compreensível a que "coisa" se refere. Assim como no consolo: “São coisas da vida...” Já virou até verbo para os humildes em conhecimento gramatical: “Vou 'coisar' ali...” Aí, só dá pra entender pelo contexto mesmo...

Não entendo como uma "coisa" tão útil pode ser chamado de vulgar. Acho que é vulgar porque passa de mão em mão (ou de boca em boca) dando satisfação a tudo e a todos. Mas acredito mesmo que a professora falou isso para que nunca mais nos esqueçamos de utilizar uma palavra mais específica nas redações da vida. Comigo funcionou.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 18/09/2009
Código do texto: T1817562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.