A FLORESTA AMAZÔNICA PRECISA DE SOCORRO

Floresta Amazônica: O pulmão do mundo. Foi assim designada em função de sua biodiversidade e importância.
A nossa floresta vem passando por uma enorme crise ao longo dos últimos anos em todo o sentido amplo da palavra; e um dos principais contratempos é o desmatamento ilegal e predatório, ou seja, o desflorestamento como também é conhecido; este vem acontecendo desde que o Brasil foi descoberto, os portugueses se impressionaram com a variedade de madeira que o nosso País abrigava, e não demoraram muito em querer transformá-la em lucro...
Não existe autoridade ou lei suficiente em nossa terra que possa impedir que este crime ambiental se dissemine e destrua a nossa floresta. Os nossos governantes ainda não conseguiram convencer as pessoas de que aquelas árvores serão num futuro bem próximo grandes aliadas no combate às doenças físicas, sem falar que o desmatamento também acelera o efeito estufa, contribui para a escassez de água, causa a erosão, precipita o aumento da temperatura, origina a extinção dos animais que ali convivem, e além de muitos outros prejuízos que serão ainda causados à floresta amazônica e à humanidade.
Há ainda o problema das queimadas que são realizadas pelos agricultores, para em seguida usarem a terra no plantio das suas colheitas, mas eles não sabem que o fogo destrói o solo, desnutre-o e o elimina pouco a pouco até torná-lo infértil.
Lembrando também a caça aos animais silvestres que tem se tornado um frequente comércio ilegal neste País, que é tão rico em beleza e diversidade, entretanto tão humilde em lei e em autoridade.
Sem esquecer os índios que vivem e sobrevivem daquela mata espessa, lá estão as suas origens, os seus costumes, e se extinguirão se não forem tomadas medidas responsáveis e urgentes pelo bem de todos.
A floresta amazônica precisa ser vista com olhos tolerantes, precisa ser amada com corações sensíveis, precisa ser defendida por seres humanos; se faz necessário ressaltar a importância da defesa, discorrer menos, praticar mais; priorizar as carências que o sistema padece, contribuindo com mais veemência e com mais boa vontade.
É preciso que haja uma conscientização em massa no sentido de extinguir estes métodos criminosos, já que a floresta e todos os seus dependentes são indefesos. O povo em geral pode sim tomar providências, afinal a floresta faz parte do nosso chão, do nosso meio ambiente, e é dela que virá a esperança quando já não houver outros recursos. Por conseguinte, a devastação da Amazônia é um fato concreto, e cabe aos que a admiram e são conscientes que necessitarão dela um dia, agora precisam levantar uma bandeira para defendê-la, criando ocasiões, movimentos, protestos que incentivem a nação a participar ativamente e objetivamente na defesa desta riqueza que temos a sorte de usufruir, que hoje é tão desejada e tão invejada por outros países, ou por que não dizer, pelo resto do mundo.


RODRIGUES, Joana. O Dom de Amar: Fagulhas de Amor. 1 ed. Juazeiro do Norte. Royal. p. 15, 16. 2008
by Joana Rodrigues
JOANA RODRIGUES
Enviado por JOANA RODRIGUES em 18/09/2009
Reeditado em 11/06/2014
Código do texto: T1817542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.