Quem é que não fracassa?

Tem gente que não dá certo na vida, está sempre empacado, sem trabalho ou endividado. Cada um com seus motivos, porque a família não ajudou, porque a mulher o deixou. Porque foi preguiçoso, desastrado, a cabeça não funcionou. Porque foi perdulário e tudo gastou.

Porém, fracassar, falhar, não conseguir acertar, acontece com todo mundo. Viver não é fácil, quantas vezes tropeçamos, não acertamos o passo. Ora em uma coisa, ora em outra, estamos sempre a errar. Depois, é preciso consertar, para não vivermos com remorso, a chorar pelo que foi derramado.

Falhamos por ingenuidade ou por falta de habilidade. Por ignorância, falta de tolerância, ganância ou petulância. Até por distração, quando devíamos prestar mais atenção. A palavra dita na hora errada, quando melhor seria ficar calada. O gesto estabanado que pode soar como tapa bem dado. Por ser desatinado e andar desnorteado. Por silenciar quando é preciso falar. Por não se informar. Por negar estender a mão ao irmão necessitado. Por egoísmo exagerado. Por não abraçar quando o consolo é esperado.

Mas a vida é assim mesmo, cheia de altos e baixos, ganhos e perdas. Não é linear. Cabe a nós aprender com os erros, ter a humildade de os reparar.