GRANDE CIRCO BRASILEIRO

Não é necessário ser um bom observador para perceber que aquele grande ambiente conhecido como circo está em fase de extinção. Pois, pensando bem, é uma raridade encontrar um local de espetáculo dessa natureza nas periferias das grandes cidades. E quando o encontra está quase sempre às moscas, ou seja, vazio. Alega-se que tal decadência da arte circense é devido a televisão e internet. Tudo bem, não resta dúvida que esses meios de comunicação prendem as pessoas em suas casas. Sendo assim, os outros entretenimentos tradicionais vão sendo preteridos, entre eles, obviamente, o circo e o cinema. Não desapareceram totalmente, mas parece que seus dias estão contados.

Mas, por falar em circo, os seus alambrados, as suas lonas, os seus animais podem ser recolhidos, vendidos e quanto os palhaços, bailarinas e mágicos podem procurar outra atividade. Por algum tempo, sem dúvida, haverá algum transtorno. Só que , posteriormente, todo esse pessoal encontrará outro meio de sobrevivência, antes mesmo que alguma depressão os atinja . Afinal, a vida continua e exige a nossa persistência e contribuição com a sociedade, muito embora, amiúde, somos vítimas dos contratempos que surgem à nossa revelia

Agora uma coisa é certa: se se ficar atento ao que ocorre ao nosso redor, notar-se-á facilmente que o Grande Circo chamado Brasil continua em grande atividade. Parece que cada dia que passa os seus “mágicos”, “palhaços” continuam se proliferando da noite para o dia. Mágicas envolvendo maracutais políticas são divulgadas, diariamente. Já os palhaços são vistos,diariamente, em tudo quanto é lugar. Sozinho ou em grupo. Muitos deles até fazem questão de fazer paródias, tirar sarro da situação atípica, inclusive da crise mundial em que vivemos. Infelizmente, tudo isso faz parte do contexto e da convivência humana. Até um grande político estrangeiro já afirmou, certa vez, que o "O Brasil não é um País sério!". Bem, mas aí são outros quinhentos...

Em síntese, sendo assim, o nosso País passa a ser considerado um gigantesco circo, cuja lona invisível o encoberta de Norte/Sul, Leste/Oeste E isso não é novidade nenhuma. Pois desde o seu descobrimento que tudo isso acontece, o que mudou foi a rapidez, a precisão e a versatilidade dos meios de comunicação de um modo geral. Tanto televisão, jornais, rádios, internet, etc. Então, tudo que ocorre na várias camadas da sociedade, o povo fica sabendo rapidamente. Portanto, sendo assim, salve-se quem puder! Como alguém já afirmou: “O MUNDO NÃO PIOROU; A COBERTURA JORNALÍSTICA FOI QUE MELHOROU!”

João Bosco de Andrade Araújo

www.joboscan.net

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 17/09/2009
Código do texto: T1815501