Quando a vida não dá certo

Falhar na vida não é privilégio dos dias de hoje. Viver é difícil e como diz o ditado, errar é humano. Nem sempre acertamos, principalmente o tempo todo. O que a maior parte das pessoas faz é procurar consertar quando se engana.

Mas tem gente por natureza preguiçosa, desde cedo se furta às responsabilidades. Foge da escola, pra que estudar? Mais gostoso ficar na rua, a vagabundar. Quando adultos, preferem viver encostados nos outros, pra que trabalhar? Alguns sugam o pai, a mãe ou a mulher. Outros vivem de aplicar pequenos golpes aqui e acolá, sempre na corda bamba, sem perspectivas para o amanhã.

Tem aqueles que se deixam levar pelo vício do jogo ou da bebida, infernizando a vida dos familiares, seja gastando o dinheiro destinado à comida ou espancando mulher e filhos. Quando há possibilidade de tratamento ou acompanhamento especializado muitos conseguem se recuperar.

E ainda há os dependentes de drogas. Alguns desabam e se deixam tratar. Outros enveredam por caminhos nada ortodoxos. Escolhem o lado do crime, viram traficantes, seqüestradores, assaltantes. Tornam-se marginais. Com armas na mão, aterrorizam a sociedade. Ocos, vazios de sentimentos, roubam, humilham, atiram e matam sem a menor preocupação. A vida, para eles, não vale nada. Esses, verdadeiros falhados, dificilmente vão se regenerar.