A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA. Quanto à forma, o texto pode apresentar-se em diversas formas. Nos fins do século XVI e princípios de século XVII, a palavra “novel” foi usada, ao que parece, tanto para os acontecimentos reais quanto para os fictícios, sendo que até mesmo as notícias de jornal dificilmente poderiam ser consideradas fatuais. Os romances e as notícias não eram claramente fatuais, nem claramente fictícios. Portanto, a literatura apenas emprega uma linguagem mais peculiar que se afasta sistematicamente da fala cotidiana.

A literatura se dá de forma valorativa por conter estrutura de valores, em grande parte oculta, que informa e enfatiza nossas afirmações fatuais que se relaciona com a estrutura do poder e com as relações de poder da sociedade em que vivemos. Logo, se não é possível ver a literatura como uma categoria objetiva, descritiva, pois os juízos de valores que a constituem são historicamente variáveis e por isso pode-se afirmar que ela não constitui uma entidade estável.

As relações de gênero estão ligadas à sexualidade que definem o sexo masculino e feminino, divididos em grupos de meninos e meninas, principalmente nos primeiros anos de vida e na adolescência esta relação de gênero também ocupa papel central na construção da identidade. Mas isso não acontece na literatura, porque ela não tem sexo e nem cor. Ela serve para sabermos a existência dos intelectuais do passado. Pode ser usada para denunciar algum fato. Relatar um acontecimento. Ela é universal e deve está sempre acessível a qualquer indivíduo. Um Literato merece respeito, pois é através dele que a nossa história é contada.

Oficialmente a Carta de Pero Vaz de Caminha é a primeira obra literária do Brasil, na época do Quinhentismo. Já imaginou não houvesse a literatura para registrar? Hoje não saberíamos nada do descobrimento do nosso país. O grande segredo está na leitura. Então leia. Ame o livro como a ti mesmo. De uma coisa pode ter certeza: Aquele que lê consegue pousar nos campos inimagináveis e atingir as metas consideradas impossíveis. O homem que não conhece a própria cultura vive perdido no tempo e no espaço.

Antonio dos Anjos
Enviado por Antonio dos Anjos em 15/09/2009
Código do texto: T1811513
Classificação de conteúdo: seguro