SÓ ABRO A BOCA QUANDO NÃO TENHO CERTEZA!!!





Estava na sala de espera, para a consulta com minha endocrinologista. Enquanto aguardava, anotei algumas idéias. O homem ao meu lado, de repente, puxa conversa:


- Desculpe interromper, mas fiquei curioso.


Respondo com um leve sorriso:


- Curioso.


- Há mais de meia hora observo você escrever sem parar!


- Espero que isso não tenha cansado sua visão.


Ele sorri e prossegue:


- Hum...  Você deve escrever diários!


- Escrevo.


- Ah! Eu sabia! Vou te confessar uma coisa. - (olha para os lados antes de prosseguir e diminui o tom de voz) - sempre lia os diários da minha irmã, mas era triste! Ela escreve muito mal. Os textos, repletos de erros, sem um assunto sequer que despertasse o interesse. E olha que li, pelo menos, dez diários dela.


- O capítulo onde a esperança morre costuma ser o último a ser lido.


Ele sorriu, sem graça, e continuou sua tese crítica:


- Acho que tenho compulsão por segredos narrativos. Deve ser isso! Não é fácil entender essa curiosidade mórbida por diários. Se alguém entrasse aqui agora, iria pensar que sou vesgo, de tanto que forcei os olhos para enxergar o que você escrevia! Desculpe, mas eu não me contenho! Não é por mal.


- É por curiosidade mesmo!


- Exato! Você deve escrever melhor que minha irmã.


- Acalme-se! É mais prudente não se empolgar! Alimentar a compulsão na sala de espera da endocrinologista, não ficaria bem!


Sorrimos, desta vez, um pouco menos constrangidos com a situação insólita.


- Não sei explicar! Observo uma pessoa escrever e imediatamente, sou invadido pela lembrança dos diários tenebrosos da minha irmã! E todas aquelas narrações enfadonhas sobre o nada. Sem falar nos erros absurdos! Ela assassinava a gramática, a história e a geografia então? Canadá, para ela, é vizinho do Paraguai!


- Imagine, Paraguai! Todo mundo sabe que o Canadá faz fronteira com o Chile!


O homem arregalou os olhos. Por um momento, imaginou que havia encontrado uma concorrente desleal para sua irmã e então, percebeu em meu olhar ou sorriso que estava brincando e prosseguiu:


- Ler os diários dela deve ter me traumatizado!


- Talvez seu interesse diminuísse se ela escrevesse bem!


- Será?


- Quem sabe tua irmã ainda tenha uma chance de piorar. Passei a escrever assim, após descobrir um problema na tireóide.


- O que houve contigo?


- Bócio criativo.




(*) IMAGEM: ARQUIVO PESSOAL



http://www.dolcevita.prosaeverso.net
Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 14/09/2009
Código do texto: T1810222
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.