POLÍTICA EDUCACIONAL

O Brasil, por se tratar de um país de dimensões continentais, oferece uma vasta visão no que se refere à formas de governar e aos métodos empregados nestas diferentes maneiras de fazer governos, tanto em nível federal, quanto principalmente estaduais e municipais. Uma realidade sempre presente nessas ações é o emprego dos recursos públicos, quase sempre tratados irresponssável, desonesta e impunimente, por aqueles a quem cabe a honra de nos representar (nós o povo que os elegemos). Gostaríamos que eles dignificassem a democracia e os verdadeiros direitos humanos (não instituições caricatas à serviço de crime). Dentro deste quadro, a Educação, juntamente com a Saúde e a Segurança, seguem como vítimas dentro do atual processo de distribuição de verbas, movimento economico, se modo geral.

Quanto a Educação, afirmo claramente, que este Brasil das "politicagens", sinonimo de políticas escusas e rasteira, com tratados firmados em gabinetes distantes da realidade nacional, este Brasil, sofre em mãos inescrupulosas, defensoras muitas vezes de interesses internacionais, contra as reais necessidades da população, é um Brasil que apesar de tudo isso, tenta se erguer e mostrar ao mundo sua viabilidade moral.

Penso que a luz no fim do túnel, não deve, por necessidade, ser um trem: pode ser a luz do lado de lá deste túnel, por que não ? Existem soluções e bons planejamentos e projetos. Se compararmos as oportunidades de cursar uma universidade em meus áureos tempos de jovem ( anos setenta e oitenta ), com as de hoje, perceberemos uma clara evolução quanto às oportunidades concedidas nos dias atuais a esse intento: isso é muito bom e promissor para uma geração tecnológica, de quem se espera o comando do processo evolutivo de nossa espécie. Porísso, qualquer política educacional mínima, deve trazer em seu contexto, a preocupação com o mercado de trabalho, mmelhores condições materiais, sociais e mesmo afetivas, na qualificação e valorização de nossa futura profissão. Hoje, podemos perceber que olhos se voltam para a inclusão social e educacional, para problemas que não chamavam atenção antes, como o bullyng, por exemplo e isso significa um grande progresso na maneira de ver e fazer a educação.

J Manssur Sapag
Enviado por J Manssur Sapag em 13/09/2009
Código do texto: T1808638
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.