DESCE! TÁ NA HORA, PELUDO!

Meu amigo Dante Marcucci, autor da crônica TÁ NA HORA, PELUDO!, tem toda razão. Eu gosto de bichas! De todas, até das deslumbradas. Não tenho absolutamente nada contra, até admiro a sensibilidade que lhes é peculiar e tão necessária para todos.

Quanto ao Dante, ele é o primeiro na bicha dos amigos que fiz aqui. Que fique bem claro, não é privilégio! E muito menos é medo de reclamação de gringo grandão! Simplesmente, ele foi o primeiro a chegar ao meu coração.

É verdade, gosto de filas! Creio que isto é responsabilidade deste meu lado racional, que também me impede de ser poeta. Tenho dificuldade de sonhar, prefiro administrar o possível até que, passo a passo, torne-se o sonho.

Também, nesta questão de filas, eu e o Dante somos grandes parceiros. Ele sonha em acabar com elas e eu, já que não sou poeta, trabalho para tornar o sonho dele possível. Pois é...

Qual a solução para as filas, hoje, na nossa dura e crua realidade? Não existe. Pensem em todas as filas que enfrentamos. Já imaginaram sem elas hoje, aqui e agora? Seríamos um bando de seres desumanos lutando entre si, empurrando, acotovelando, derrubando, passando por cima, amassando, trucidando e até matando para atingir nosso objetivo. Sem dúvida o Dante chegaria primeiro, mas não é essa a razão dele, ele não gosta por que é poeta. Voltamos às bichas...

As filas também têm a função de dificultar coisas que detesto, tais como suborno, jeitinho brasileiro, protecionismo, violência física... Vamos pensar nos bancos, que é uma necessidade comum a praticamente todos os cidadãos. Eu morreria, antes de fazer um depósito, se o meu banco atendesse primeiro os mais ricos, os parentes, amigos do peito e os grandalhões. Bem, se fosse um saque em espécie, não tenho dúvida, eu morreria de fome... Não seria diferente nas demais instituições.

Continuo realista e querendo assegurar o meu lugar na bicha, seja onde for, mas não tiro a razão do Dante e também não gosto de esperar. Acho que realmente os semideuses devem descer um pouco a terra e à realidade.

Que venham com eles os poetas!

Desce! Tá na hora, peludo!




Obs.: Também em Portugal, exceto Trás-os-Montes, chama-se “fila” de “bicha”.


TÁ NA HORA, PELUDO! Dante Marcucci
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1807314




* Interessante Contribuição de ALEX RAYMUNDO:
Sobre a instituição da fila (ou "cauda"), Monteiro Lobato já dizia, em 1929, no seu deslumbradíssimo "América": "Tem muita filosofia a cauda americana. Mostra o grau de disciplina a que chegou o povo, mostra a aceitação instintiva da forma que melhor atende ao fim coletivo: entrar sem tumulto e na ordem de direito. O instinto de conservação a criou. Sem ela a América, este monstruoso formigueiro humano, não poderia funcionar. Esperar a sua vez, ocupar o seu lugar - como isto que parece fácil é difícil num país latino!"









Tânia Alvariz
Enviado por Tânia Alvariz em 13/09/2009
Reeditado em 23/09/2009
Código do texto: T1808426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.