OS POLÍTICOS E AS TANAJURAS!
OS POLÍTICOS E AS TANAJURAS!
Segundo o Aurélio, tanajura, consta como designação a fêmea da espécie... etc., mas, no popular propriamente dito, trata-se realmente, da fêmea da formiga saúva, e no sertão, em determinada época do ano, mais precisamente entre um ou dois dias no máximo, se multiplicam, reproduzem-se, procriam-se de maneira vertiginosa, assustadoramente, fazendo a alegria do sertanejo e dos seus familiares; é a mais “abençoada fonte de alimento e proteína”, vinda do céu. Assada ou crua é bem apreciada!
Passada a época de fertilidade, no entanto, nunca mais, mas, nunca mais mesmo esse inseto é visto, apenas as suas co-irmãs saúvas dão o ar da graça, com uma piores ferroadas da família das formigas. Causando danos gravíssimos e cortes profundos e se atingem a veia, levam inevitavelmente a morte!
Bem, mas deixemos as formigas de lado e tratemos de seus co-irmãos políticos, reunidos também por uma única vez, ao longo de quatro anos, para atraírem os incautos e depois... só dali a quatro anos!
Porém, as perguntas que se faria as formigas se elas pudessem entender e falar, seria a seguinte: o que fazem no resto do ano que não aparecem para nada? Estendendo-a logicamente, a todos os políticos, os quais, depois de eleitos, se enfiam em espécie de buracos e não saem para nada. Agem assim, evidentemente, contando com a curta memória do brasileiro, (boa parte não é assim, é verdade), preocupado em ver, o resultado do campeonato de futebol, do “timão”, etc. Com a confecção da fantasia para o carnaval, e assim, esquecem completamente deles, aí, “deitam e rolam”, nunca serão pegos!
Às vezes tentei contatar um deles para falar a respeito de uma ou outra proposta mais insignificante que fizeram, fui atendido, pelo assessor, do assistente, do ajudante, do sub-chefe de gabinete da época de campanha. Desativado, logicamente, portanto, minhas reivindicações, eu as teria que levar pessoalmente... ao Papa!
Fazem isso, porque o povo do samba e do carnaval, acham que nada tem a ver com política e política não tem nada a ver com sua vida, quando na verdade, tem tudo. Reconheço, no entanto, que um dia, embora não fosse tão afeito ao samba nem ao carnaval, eu pensei como eles, e me arrepio só em pensar o quanto estava alienado!
A política, propriamente dita, é uma ciência complexa, imaginada e constituída para regular a relação entre pessoas, entre cidades, entre estados, entre nações, etc., etc., é um infinito de possibilidades positivas, desde que absorvida e divulgada por pessoas “normais”, mas, isso não acontece e os mais astutos, sabedores dos benefícios proporcionados pela espécie de ordenação política, a pretexto de defenderem os direitos da sociedade, se infiltram e distorcem tudo...
Quando surgem em época de campanha, chegam ao disparate de beijarem crianças carentes, com certeza, tem alguém próximo com os devidos apetrechos de limpeza para evitar contaminação, porque, frescos como são na realidade, tem nojo até de suas mulheres!
Entretanto, se as formigas, as tanajuras pudessem entender, eu deveria uma clara reparação a elas, ao rebaixá-las tanto, a compará-las grotescamente com pessoas indígnas de ostentarem as insígnias de defensores do povo!
Na verdade e isso é fato, não são totalmente culpados!
Ser honesto, assim como ser ladrão, traficante, etc., em muitos casos é do caráter. Um mal-caráter colocado onde quer que seja sempre o será e com possibilidades mil ao seu alcance...