AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA!

 
Já faz algum tempo que não relato sequer algum causo, mas acontecem coisas que é impossível de se deixar sequer sem de comentar uma linha. E isso não faz muito tempo que aconteceu. Coisa realmente impressionante, daquelas coisas que ficamos pasmos, parados boquiaberto com tal acontecimento. Bom, não irei demorar pra comentar tudo que vi e sei.

A cidade onde desde minha infância moro, é uma cidade portuária, umas das melhores cidades da Paraíba, bem vizinho a capital, de João Pessoa. Cerca de vinte minutos, mas vamos aos fatos. Desde época de oitenta ou, noventa, chegou aqui uma mulher muito bonita, segundo pessoas com mais idade que eu. E simplesmente comentavam que essa mulher era uma pessoa muito arrogante, que gostava de humilhar a muitos só porque muitos dependiam do trabalho que ela oferecia.

Pra ser mais exato, um trabalho onde outras mulheres serviam sexualmente aos homens que aqui seus navios aportavam vindos de alguma outra parte. Pois bem, essa mulher esbanjava o que tinha e talvez nem mesmo tivesse, mas ela era sim uma mulher abastada que realmente tinha muito bens, mas que se resumia numa herança que talvez fora deixado por um marinheiro francês ou holandês vindo de outras  terras e ficando por aqui até morrer. Coisa que muitos ainda hoje comentam que a causa da morte teria sido provocado por ela.
E assim, ela teve que responder algumas perguntas a policia, mas por falta de provas, não adiantara muito, coisa que logo saiu impune.

Mas muitos diziam que ela um dia iria pagar um preço por tudo que cometeu, ou fora acusada. Uma coisa que despertava a atenção de todos, ou quase todos era uma mania, sei lá um vicio que a mesma tinha de usar muitas roupas de uma só cor, isso roupas de qualquer modelo, mas que eram apenas da cor preta ou vermelho, e desfilar dentre tantos com algumas jóias.


Comentavam-se muito sobre isto, muitos até diziam que ela seria adepta da magia negra, ou algo pior, coisas que realmente não sei explicar.  Mas chego ao momento de fato ao fato, tudo que neste dia aconteceu.
Bastante estranho, mas sem sombra de duvidas, ela estava fazendo algumas compras num hipermercado que existe aqui próximo, tipo Carrefour, quando algum dos seus empregados fora correndo contar o acontecido na casa dela.

A mesma, ao sair deixara perto de sua cama, num criado mudo supostamente, um cigarro aceso, e com isto ao soprar do vento por alguma brecha de janela, jogara o cigarro em cima da cama.

Não deu outra com o decorrer do tempo toda sua casa ficara em chamas. E ela no momento que recebe tal notícia corre desesperada pra sua casa preocupada com o dinheiro que deixara em seus cofres.

Mas já era tarde demais para tanto, ela chorava desesperada, querendo alguém para lhe dar aconchego, para ser complacente com ela, e nada ninguém fazia por essa mulher que atormentada bradava que perdera tudo que tinha, e só mesmo naquele instante diante tal desespero ela corre como uma louca sem ter direção rogando pra ela a morte, coisa que aliviaria no seu entender a sua dor.


Quando sem mais nem menos aparece um carro a toda velocidade, atropelando a mesma. E ao parar do carro desce do automóvel um tipo bastante esquisito com trajes de banho na cor vermelha e preta, com uma barbicha horrível, fedendo a marafo e rindo do acontecido, e falando alguma frase como quem dissesse: Aqui se faz  aqui se paga!  ...estou satisfeito.   
Assim depois de todo acontecido aquela que fizera uma passagem por essa cidade terminava sua história, tranqüilizando a muitos, e segundo
o estranho que descera do automóvel pagando o que tanto lhe devia e prometera assim tivesse posse de um bom dinheiro.

 
 
 
Alexandre de Oliveira – causos / 11de Setembro de 2009.