11 DE SETEMBRO
Os americanos, do norte, choram hoje seus mortos no atentado as Torres Gêmeas, em 2001. Os meios de comunicação dão espaço para que eles chorem... porque os meios de comunicação, neste mundo globalizado, são deles. É deles o poder econômico e, por consequência, o poder político. Eles têm o capital num mundo em que só o dinheiro importa e, por isso, podem chorar frente às câmeras, podem fazer teatro e empurrar-nos goela abaixo suas dores. Como se elas (as dores) fossem maiores que as dores dos outros povos! A dor dos norte-americanos, numa tragédia de segundos, é maior que a dor de décadas dos outros povos que eles esmagaram com sua ambição, pelo simples fato de terem o poder, o dinheiro, o mando. Eles se alegam o direito de sentir mais dor porque são ricos, porque, segundo eles, pobre não sofre.
Há mais de 50 anos, os EUA intervém na vida de outros povos. Há mais de 50 anos dividem países, fomentam guerras, torturam e matam.
Hoje, o noticiário global faz o mundo chorar pelo 11 de setembro de 2001. Força da mídia... O mundo hoje parece ingrato, mas não se pode culpar as pessoas... Afinal, quem pode lembrar o que não viveu? Mas, muitos, como eu, ligados, acompanharam e sabem dos estragos que os EUA fizeram no mundo. Armaram países para lutarem contra o "nefasto comunismo". Armaram Israel contra os árabes, para medir forças contra a antiga URSS. Deram assistência militar ao Iraque contra o Irã, sempre com vistas no petróleo e no combate a URSS (há pouco tempo já estavam contra o Iraque!). Já falei, em outra crônica, no Vietnã, na Coréia, em Cuba...
Tem mais: a chamada "guerra nas estrelas" só não ocorreu de fato porque a Rússia se negou. E se negou porque os soviéticos sabiam o que era perder vidas, já que perderam 20 milhões na Segunda Grande Guerra; e os americanos provocavam porque nunca viveram uma guerra em seu próprio território. Aliás, essa é a política norte-americana: matar gente na casa dos outros. Eles nunca sentiram o que é ver destruída a própria casa...
Por isso gritam, hoje, seus mortos de 11 de setembro...
E quem vai gritar os milhões de mortos e a destruição de casas, indústrias, escolas, cidades e famílias pelas quais os EUA foram responsáveis na Coréia, no Vietnã, na América Latina, só para citar um décimo do que eles fizeram, movidos pela ganância, sem se importarem se ali estavam vidas humanas? As mesmas vidas que hoje, manobrando e monopolizando a mídia, eles choram. Será que a vida de norte-americanos é mais preciosa?
E eu não falei do motivo principal: Hosama Bin Laden é cria da ganância do Tio Sam... Esqueci do Afeganistão!