Músicos e a tecnologia

Não faz muito tempo, eu afinava minha guitarra e meu violão só com um diapasão com a nota Lá, 440 herz,( 440 vibrações ) uns vinham com as notas todas de Mi a Mi e por ela o músico afinava seu instrumento na quinta casa do braço do seu violão ou guitarra.

Outros com um ouvido universal afinam até hoje só de ouvido. Tem os mais criativos que afinam as cordas mais frouxas ou mais arrochadas dependendo do som que quer tirar, aí muda toda a escala, mas quem tem ouvido vai lá no instrumento e procura a nota certa.

Os modernos já compram o instrumento com diapasão embutido.

Você estica a corda até que apareça uma luz verde, que te dá o sinal, pronto, esta afinada sua corda.

Você começa com Mi, depois Lá, Ré, Sol, Si e por fim Mi de novo.

Mas atenção, antes de qualquer coisa, todo músico deve repassar sua afinação, porque temperaturas ( quente ou frias ) e qualquer

esbarrão nas tarraxas, pôem por água abaixo todo trabalho que o músico teve para deixar seu intrumento em ponto de bala.

Então, é sempre bom fazer uma escala ou dar um espiadinha nas luzinhas verdes para iniciar seu estudo ou seu showzinho particular.

Você não cantar bem e desafinar assim como eu, acho super normal,

mas o instrumento desafinado é a coisa pior que tem para se ouvir.

Ah...geralmente os bons músicos são péssimos cantores.

E grandes cantores mal sabem se acompanhar, por isso o músico tem

fundamental importancia, nos shows, nos stúdios, nos lugares onde for tocar, ele dá a nota certa, o ritmo e a cadência.

Se o músico não for nada disso, não há Pavarotti que salve o show.

Eu sou músico amador. Profissional de música é outra coisa. Tem que estudar muito, e como diria a máxima no futebol; goleiro bom é aquele dorme com a bola e se for casado dorme com as duas.

Músico profissional é parecido, tem que dormir com seu instrumento e se for casado dorme com as duas, ( esposa e sua Fender ).

Como em qualquer atividade, música é vocação.

E se você está fazendo aulas de música porque alguém da família te mandou e você vai empurrado, melhor você fazer outra coisa, músico que toca contrariado não empolga ninguém.

Grande Abraço aos músicos que nos anos 60 e 70, com pouca ou quase nenhum informação e instrumentos de péssima qualidade que rodeavam o Brasil e a falta de incentivo governamental e familiar, hoje são verdadeiros mestres e respeitados no mundo.

O músico brasileiro é conceituado nos grandes centros.

Um orgulho nacional.

Parabéns !

Mateus Ambra

músico amador ( de brincadeirinha )

Mateus Ambra
Enviado por Mateus Ambra em 10/09/2009
Reeditado em 10/09/2009
Código do texto: T1802899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.