LEVANTA E SACODE A POEIRA!!!
 
 





Poderia simplesmente cantar: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Porém, desafino até falando, por isso, escrevo. E então, as letras seguem outra direção, embora o sentido nem tanto...


Esta crônica fala de força. Gente de fibra. E para isso, recorro ao conceito da Física chamado "resiliência": propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.


A mesma palavra no sentido metafórico, sinaliza a capacidade de adaptação do indivíduo.


Pessoas resilientes são aquelas que suportam os golpes da vida, adaptando-se rapidamente às novas situações. Isso deve gerar uma "economia de sofrimento", afinal a pessoa não gastará sua energia em lamentações de vítima injustiçada.


Seu foco é outro: superar o momento ruim. E para isto, enfrentam as situações com ponderação e uma boa dose de otimismo.


Imagino que a noção do tempo para o ser resiliente é o "aqui e agora". E este tipo de pessoa parece sempre mais interessado no que é possível. Ao contrário das pessoas ressentidas e melancólicas que recusam suas perdas e fixam-se na idéia de um tempo que não existe mais.


É provável que você encontre indivíduos resilientes
em qualquer lugar, classe social e nível intelectual. Embora aqueles considerados privilegiados não sejam, aparentemente, testados, a vida não poupa ninguém e mesmo alguém "poderoso" não está imune a um evento que mude irreversivelmente seu destino.


A idéia da força que traz a resistência associada à flexibilidade pode, a princípio, ser paradoxal, mas talvez o sentido esteja na capacidade de reconhecer que somos vulneráveis, mas isso não significa indefesos.


A fragilidade é condição da natureza humana. Entretanto é possível reagir quando alguém é exposto a algo que o afete. E escolher saídas para resolver um conflito.


Por isso, quanto maior o grau de dificuldade e frustrações da pessoa resiliente, melhor terá que pensar para reverter a situação. Há um ganho inegável neste processo: extrair os pontos positivos de qualquer evento desfavorável.



Além de render, para quem tiver talento, muitos textos de humor!





P.S.: As idéias desta crônica não possuem o menor compromisso teórico (ou correspondência) com o conceito utilizado pelo mundo corporativo e a psicologia.




(*)
Imagem: Google
http://www.dolcevita.prosaeverso.net
Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 10/09/2009
Reeditado em 10/09/2009
Código do texto: T1802029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.