Sassaricando

Um amigo, engenheiro agrônomo, exímio tocador de violão e cavaquinho, amante da musica popular brasileira; após uma turnê pelo exterior, levado pela musica e não por seu conhecimento sobre solo e plantação, esteve em minha casa para prosearmos. Nesta prosa entre amigos que gostam de musica, surgiu comentário sobre um DVD, que, segundo meu amigo, seria de meu agrado: “Sassaricando” Gravação da revista musical “Sassaricando - e o Rio inventou a marchinha” realizada no Teatro Procópio Ferreira, no Rio de Janeiro, onde são relembradas velhas e marcantes marchinhas de carnaval. Um espetáculo bem produzido e alegre.

Para os que estão acima dos 50, traz gratas recordações. Para os mais jovens: oportunidade de tomar conhecimento não só das marchinhas carnavalescas, mas de apreciar o carnaval de 1920 , exibido em filme.

Compositores como Noel Rosa, Braguinha, Lamartine Babo, Ari Barroso; todos retratando uma época que no carnaval do Rio de Janeiro imperava a marchinha. Grandes compositores como os já citados, se esmeravam em produzir uma musica de fácil assimilação e que fosse consagrada pelo gosto popular. Marchinhas que refletiam acontecimentos vividos durante o ano, numa verdadeira crônica social. Muitas não são do meu tempo, como as feitas em tempo da guerra, que ilustram a irreverência do carioca, eterno gozador de assuntos sérios, porém encarados com humor.

Letras simples e até bobas. Provavelmente, tidas na época, como maliciosas e pobres, mas de uma alegria contagiante..

Só mais tarde, por volta de 1960, os sambas enredos passam a dominar o carnaval.

Chamou-me atenção a interpretação e a boa voz da atriz Inez Viana e do já conhecido Eduardo Dussek. Ainda no elenco encontramos: Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho, Juliana Diniz e Beatriz Faria. Todos unidos por uma bem cuidada coreografia. Ao fundo uma banda com características da época completa o cenário.

.Ao final vale observar o entusiasmo da platéia repleta de cabelos brancos.

Bons momentos de descontração num domingo chuvoso.

Lisyt
Enviado por Lisyt em 09/09/2009
Código do texto: T1800864