O DOMÍNIO DO MUNDO PELA CHINA




     Há poucos meses os jornais de economia do mundo todo noticiaram que a China se tornou a terceira potência econômica do planeta (em valores absolutos), ao ultrapassar o PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha; isso, somente dois anos após ter ultrapassado o PIB do Reino Unido. Nesse ritmo de crescimento econômico, os analistas arriscam prever que a China ultrapassará o Japão nos próximos 5 anos e, em 2030, os EUA.
     Entre os cidadãos comuns do mundo todo, mais preocupados com a própria sobrevivência, essa notícia não repercutiu. Entretanto, para os especialistas em geo-política mundial e para os líderes dos países ocidentais que compõem o G8, esse fato novo gerou forte inquietação pois desloca, ainda mais, o eixo do domínio econômico mundial na direção do oriente. Ao Japão e aos Tigres Asiáticos (Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul), agora se junta a poderosa China!


Vista panorâmica de Xangai, a maior cidade da China



     Em 2007 o ranking dos países mais ricos do planeta era liderado pelos EUA, com um PIB de US$ 11 trilhões, seguido pelo Japão com um PIB de US$ 4,5 trilhões (menos da metade, portanto) e em terceiro vinha a Alemanha com um PIB de US$ 2,8 trilhões. Se distribuirmos o PIB desses três países pela sua respectiva população, teremos as seguintes rendas per-capita:

           . EUA com US$ 37.000 por habitante,
           . Japão com US$ 35.000 por habitante e
           . Alemanha com US$ US$ 35.000 por habitante

     Se a China ultrapassar o Japão e atingir um PIB de US$ 5 trilhões com uma população de 1,3 bilhão de habitantes, sua renda per-capita será de US$ 3.846; menor, portanto, que a renda per-capita de US$ 4.210 do Brasil, outro país emergente. Qualquer estudante de economia sabe que é a renda-per-capita e uma boa distribuição de renda que legitima um país como sendo do Primeiro Mundo. Portanto, a China será um gigante econômico (em valores absolutos), mas com muito caminho ainda para percorrer até poder proporcionar qualidade de vida de primeiro mundo a todos os seus habitantes. Deve ser ressaltado que para a China obter uma renda média per-capita de US$ 35.000, com uma população de 1,3 bilhão de pessoas, sua economia deverá gerar um PIB de US$ 45,5 trilhões; quatro vezes o PIB atual dos EUA... Quando esse momento chegar os chineses não serão apenas o motor do mundo; serão os senhores do mundo! Serão cortejados, temidos e respeitados em todos os rincões do planeta...
     Mesmo o patamar de US$ 5 trilhões de PIB, pouco acima do PIB atual do Japão, consolidará definitivamente a China como um player respeitável no cenário mundial, pois em outras áreas já demonstrou pedigrée de potência mundial:


1.   Nas últimas Olimpíadas, por exemplo, a China superou os EUA e a Rússia, demonstrando uma grande capacidade no campo esportivo.

2. No ano passado enviou cosmonautas ao espaço, fechando o ciclo no campo da tecnologia espacial. Seu próximo passo é enviar cosmonautas à Lua...

Foguete chinês para lançamentos de naves espaciais


Cosmonautas chineses após retorno do espaço



3.   É uma potência militar que, há mais de 20 anos, mantém um respeitável número de mísseis intercontinentais, com ogivas nucleares, apontados para alvos que sua doutrina militar classifica como "potenciais inimigos". Sua população de 1,3 bilhão permite criar um exército de aproximadamente 130 milhões de homens (!!!), se considerarmos que 20% da população masculina está apta ao serviço militar. Vez e outra seus submarinos são detectados navegando próximos da costa norte-americana...


Caça-bombardeiro de última geração, de fabricação chinesa



Submarino nuclear chinês em teste de navegação



4.   Tem mais de 60 milhões de imigrantes espalhados pelo mundo todo, denominados carinhosamente de "os nossos patrícios vendedores", pelos líderes chineses. Quem já foi a Ciudad Del Este, no Paraguai, percebeu que muito dos lojistas são chineses vendendo produtos "Made in China"

5.   A China reintegrou pacificamente os territórios de Hong Kong e Macau, demonstrando uma maturidade digna de país politicamente estável. Os dirigentes de Taiwan, considerada como província rebelde pelos chineses do continente, já mostram, inclusive, sinais de querer voltar ao seio da Grande Pátria Mãe, no esquema de "uma só China, diversas formas de governar", como ocorre hoje com Hong Kong e Macau.

6.   A China faz parte do Conselho de Segurança da ONU, tendo poder de vetar qualquer iniciativa das demais potências que contrariem seus interesses geo-políticos.

7.   Uma empresa chinesa comprou a divisão de computadores pessoais da IBM, criando a poderosa LENOVO, que todos no Brasil já conhecem. Já imaginaram se os chineses comprarem a concordatária GM, símbolo do capitalismo norte-americano? Quando, na década passada, a Sony japonesa comprou os estúdios da Colúmbia Pictures houve comoção na sociedade americana...

8.   A China fabrica e exporta, hoje, produtos de alta tecnologia e com grande valor agregado tais como automóveis, motocicletas, máquinas industriais etc. O Japão e a Coréia do Sul que se cuidem...


Caça de última geração, em desenvolvimento na China



9.   No ápice da atual crise mundial, o presidente chinês "aconselhou" o presidente Barack Obama a administrar com mais eficiência a economia dos EUA, preocupado que estava com os mais de US$ 1 trilhão que a China investiu em Letras do Tesouro Americano. A China é a maior credora dos EUA, seguida pelo Japão...


     O Dragão Asiático está mostrando suas poderosas garras... Você já se matriculou numa escola de mandarim?



......o0o......



Nota 1: O autor é brasileiro, filho de pais japoneses

Nota 2: O autor viveu na Ásia entre 2007 e 2008 estudando a interação entre chineses, coreanos e japoneses e concluiu que as antigas rivalidades foram colocadas em segundo plano







Nils Zen
Enviado por Nils Zen em 08/09/2009
Reeditado em 21/11/2009
Código do texto: T1799468
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.