VOCÊ ESCREVE PARA AGRADAR?






 
Outro dia, um amigo perguntou se, ao escrever, me preocupava em agradar.


Quando uma questão é realmente instigante, aceita múltiplos olhares e abordagens. E nesta diversidade reside a maior beleza do pensamento. E o mais profundo desafio.


Apesar da verdade ser óbvia: escrevo, a princípio, para ser lida, do contrário não publicaria.


No entanto, ainda assim, escrever para "agradar" pode ser uma estratégia necessária, por exemplo, no caso de um novelista, obrigado pelo público a mudar a direção de um personagem que não agradou ou a redimensionar aquele que teria um papel secundário na trama, mas cresceu e foi além da expectativa.


Qualquer autor, ao escrever, pode desagradar.


Por isso, quando escrevo busco não pensar demais no impacto positivo ou negativo que o texto terá. Não controlo o gosto das pessoas, mas preciso estabelecer com a criação um elo ou uma identificação.


E a razão é simples. Escrevo aquilo que penso ou literalmente, invento, se o enredo é fictício. Se minhas idéias ou criações não agradarem, o que caberá ao leitor? Dizê-lo ou não ler mais. Cada texto é um risco contínuo. Não sei o que será da publicação. Se provocará riso, náusea, alegria, pesar, indiferença, etc e tal...


E o que caberá a mim se o texto desagrada?


Pensar diferente? Criar outra coisa? Dizer que o texto não era bem aquilo ou que refleti e mudei de idéia? Reconhecer que descobri a pólvora e não agrado gregos e troianos? Admitir que não escrevo com a mesma marca ou "controle de qualidade" o tempo todo?


Se um texto é elogiado aqui, o outro ali pode ser uma catástrofe. Ou então, mediano, tão razoável que não merece ser criticado.


Entretanto, um texto pode levar o autor a reavaliar seus conceitos. E mudar de opinião é uma grande qualidade, desde que a atitude acompanhe a alteração do raciocínio, dando lugar à nova idéia e posicionamento.


Do contrário soará canastrão.


E quem escreve para "fingir" o que pensa, possivelmente não sobreviva à primeira linha.
 



http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 08/09/2009
Reeditado em 08/09/2009
Código do texto: T1799422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.