"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens"
[Pitágoras]
É MAIS FÁCIL OLHAR O LEITE DO QUE LIMPAR O FOGÃO...
Em nosso cotidiano agimos mais ou menos assim: rimos dos palavrões ditos pela criança que mal começou a falar e lamentamos a linguagem vulgar dos adolescentes. Dizemos: fique quieto senão o velho vem lhe pegar e não entendemos por que os idosos não são respeitados.
Vestimos as meninas de maneira sensual\apelativa e nos assustamos com o número crescente de adolescentes (e até mulheres adultas) que usam o corpo para fazer ‘sucesso’. Não denunciamos quem entra no coletivo sem pagar a passagem e reclamamos da má qualidade nos transportes públicos; compramos vaga na fila e falamos mal dos corruptos.
Estimulamos às crianças a ‘não levarem desaforo’ para casa, compramos armas de brinquedos em vez de livros depois reclamamos da crescente onda de violência e nos perguntamos por que o Brasil é um país de poucos leitores. Rimos das piadas preconceituosas e nos questionamos por que há tanta intolerância.
Não há mistério. Educação é um processo, longo e inacabado, e, assim como o leite, que não pode ser colocado no fogo e deixado lá, senão vai derramar, as crianças precisam de cuidado e muita, muita atenção e bons exemplos, pois é mais fácil evitar que o leite derrame do que limpar a sujeira que ele faz quando derrama.