E acabou em pizza

Fiquei sabendo por terceiros que a minha prima ficou noiva e ia se casar em breve. Fiquei feliz por ela, que merece ter uma pessoa legal ao seu lado. Não era o caso.Ela é extrovertida, palavra fácil, gestos amplos, olhos inquietos. No mesmo dia em que tive a notícia, a encontrei e cumprimentei pelo feito. A resposta veio incontinente, “Não peço esmola pra dois”. E, pensam que ela disse isso rindo? Não mesmo, falou com a carranca montada, que nem joelho de porco. Noutro dia ela soltou outra, e essa precisa explicação aos que não são da família Ferreira. Minha irmã tinha vindo a Rio das ostras para ver nossa mãe e o restante da família e tem o dom da alegria que contagia, fazendo com que todos queiram estar com ela. Marcamos então, para as vinte horas, uma rodada de pizza na minha casa . E foi uma farra. A patota de primos parecia que tinha voltado à adolescência, todos ao mercado para comprar os trecos da pizzarada. Mas, como em toda família tem os alegres e barulhentos, também tem os que, mesmo sem querer azedam o clima. E não deu outra. Lá pelas dezessete horas chegou a notícia fatídica. A prima mais velha teve que ser levada ao pronto socorro com dores no peito. Ficamos apreensivos mas continuamos o preparativo da reunião. Às dezoito horas a azedação se confirmou. Nice teve um enfarto e faleceu. Consternação geral . Nice desencarnava relativamente nova, aos setenta e três anos. Ficávamos órfãos da prima mais velha, mais agitada, dona de muitos causos engraçados, ingênua, desligada, ácida algumas vezes mas sempre pronta a servir. Muita gente na cidade também ficou órfã pois ela ajudava a vários necessitados. Podem imaginar a tristeza geral. As ligações para comunicar o repentino desencarne trouxeram vários outros primos do Rio para cá. Minha irmã e a prima Paula, despachadas e atrevidas, providenciaram o que era preciso. E o velório seria na capela do cemitério, durante a noite porque o enterro já estava agendado para as dez da manhã seguinte. Veio primo que eu não via já fazia uns vinte anos. E não sei por que cargas d’água o destino era a minha casa. O resultado foi que para cada desembarque de primos, acontecia uma fornada de pizza, o que gerou o comentário hilário da prima citada lá em cima: “NA FAMÍLIA FERREIRA, ATÉ A MORTE ACABA EM PIZZA” E algum outro engraçadinho, prá provar que é mesmo um Ferreira genuino, arrematou: PENA QUE A NICE PERDEU ESSA.