GERAÇÃO HEAD-FONE

   Quantos sons você ouve por dia? Chute! Faça as contas de quantos barulhos diferentes você tem ouvido desde o momento que você acorda até o momento que você volta pra cama. Incontáveis né?
   Mas agora, pergunte para aquele jovem sentado no fundo do ônibus, balançando a cabeça num ritmo agitado e com um par de fones de ouvido na orelha. Provavelmente ele vai dizer que só escuta rock, MPB, ou, se forçarmos um pouco algo do HIGH SCHOOL MUSICAL.
   Pois é, queridos amigos, a situação está ficando complicada. Cada dia mais jovens perdem alguma porcentagem de audição devido ao vilão dos tímpanos: o head-fone! Não é difícil encontrar alguém com dois pontinhos dentro da orelha e acompanhado por movimentos musicais como batidas de pé, bateria imaginária, ou até mesmo dublagem silenciosa, que é quando a pessoa começa a cantar em silêncio (?!), mantendo as expressões faciais de como se estivesse cantando de verdade.
   A verdade é que estamos ficando surdos, e cada dia mais jovens ficam surdos. Um fone de ouvido no volume máximo, destrói seus tímpanos. Vai chegar certa hora que, mesmo alto, você vai achar que está baixo. E essa é a hora de buscar ajuda. Outro sintoma de que você estará ficando surdo é a quantidade de “Quês?”,”Hãs?” e “Ois?” aumentando assustadoramente. Este é um ponto complicado de se medir, pois curiosamente nós tendemos a falar essa três palavrinhas mesmo escutando perfeitamente. Mas, hoje em dia, todo mundo as repetes e somente por estarem ouvindo menos.
   Acho que no futuro nós seremos surdos. Os barulhos tendem a aumentar; além dos fones de ouvido ainda há o barulho dos carros, dos bailes, do dia-a-dia em geral.  E não só os fones serão os vilões. Aliás, não só nós humanos estamos ficando surdos. Estudos indicam que as baleias orcas estão tendo que gritar para se comunicar devido ao barulho nos oceanos feito pelas embarcações que o cruzam todos os dias,. Outras não escutam mais e estão correndo risco de morte, pois são bichos que dependem do som para viver, se alimentar e até mesmo se reproduzir. Baleias azuis que podiam ouvir coisa sao longe, já perderam 90% em capacidade de se comunicar à distância!
   Não é mole não! Imaginem uma pessoa que vive com fones de ouvido. Ela não ouviria o bom dia das outras pessoas, não ouviria os carros, podia até ser atropelada. Imagine não escutar uma buzina, ou um “Cuidado!”. Seria um caos. Sem contar que não escutaríamos o choro de crianças, ou piadas.
   A culpa é nossa. Essa vontade de ficar agitado. Como se a música no último volume nos deixasse mais “ligados”. Tá, ela deixa. Quando mais alto parece que mais sentimos a música. Mas faz mal. O próprio vocalista do grupo mineiro Jota Quest, Rogério Flausino perdeu 25% da audição devido aos amplificadores, e para ele que trabalha com música é uma porcentagem muito alta!
   Os fabricantes deviam controlar o número de decibéis que seus produtos atinge. Para que no futuro a gente não tenha que escutar música com pessoas no canto da tela fazendo a linguagem dos sinais.
Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 05/09/2009
Reeditado em 05/09/2009
Código do texto: T1793902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.