Os artistas humilhados serão exaltados
Sabe aquele ditado que diz: “Os humilhados serão exaltados”? Pois é! Hoje eu entendi o verdadeiro significado dele.
É triste ter que sentir a realidade desse ditado. Mas a vida é assim né! É assim que somos obrigados a nos conformar.
Quem trabalha com a Cultura sabe bem o que pretendo desabafar aqui.
De todos os músicos, atores, poetas, artistas em geral, são poucos os que estão realmente engajados com a cultura desse país.
Quando alguém realmente tem a vontade e a iniciativa de levar em frente um projeto que tem o objetivo de promover a cultura e o aprendizado para o povo brasileiro, sempre tem que conviver com a humilhação.
Por que isso? Por que ninguém valoriza o que é bom?
Claro que esse mercado musical de hoje não ajuda, mas eu fico nervoso, com essa galera que se diz “aculturada”, e que não valoriza o trabalho e o esforço de quem realmente tem algo a dizer.
Ser artista no Brasil é difícil demais. Não sei se em países mais desenvolvidos a condição é melhor, mas aqui existe uma tendência a desvalorizar o que é realmente nosso. Digo da nossa cultura, raiz, digo da nossa origem.
Quando um artista, um de verdade, não esses de revistas de nu, Rede Globo, e tal, mas um artista ativista resolve abrir a boca e fazer arte com seu sentimento, até revolta, normalmente ele é desvalorizado, quando não desprezado.
Mas, o mais doloroso de trabalhar com arte por aqui, é que na hora do show tudo é lindo, você libera toda sua energia, seu conhecimento, sua magia, e simplesmente segunda-feira começa e você volta a ser um “vagabundo”.