Cultura e erudição

A leitura traz conhecimento, o saber a sapiência. Saber é muito mais do que conhecer, pois aquele que conhece distingue superficialmente, mas aquele que sabe vivencia este conhecimento de forma mais profunda. O leitor culto é aquele que escolhe conscientemente aquilo que vai ler e busca praticar aquilo que aprende.

Muitos confundem cultura com erudição. Quantas vezes encontramos pessoas com largo conhecimento sobre alguma coisa, mas que são desprovidas de cultura. Quando argüidas sobre os temas conhecidos por si, são incapazes de ir além daquilo que leram, por que ficaram no superficial, deixaram de absorver o conhecimento.

A pessoa que tem cultura tem o conhecimento embasado na sabedoria de sua alma. O conhecimento é um lastro que traz para ela formas diversas de se expressar. Ela pode ir mais além por que tem mais instrumento lingüístico para dissertar sobre o assunto escolhido. Isso é cultura, é sabedoria é a expressão perfeita da alma.

A pessoa culta sabe usar a sua mente de forma profícua. Sabe pensar. Sabe discernir sobre as coisas da vida sem ser induzida pelo pensamento do meio e por isso tem o poder de manifestar na vida aquilo que precisa para que o seu trabalho possa acontecer de fato no mundo. Aquele que sabe faz acontecer produtivamente.