Um Ótimo Dia de Cão
Estava mal! Naquele estado deplorável em que não se quer nem mesmo levantar da cama. Me afogava em tristeza pelo fim de um relacionamento de cinco anos.
Certas horas pensava em como havia sido idiota por perdê- la. Em outras, como ela era volúvel por trocar- me na primeira crise... Inconstância típica de mal de amor!
Uma coisa mantinha- se firme, o coração angustiado, preso ao vazio sentido.
Foi aí que aconteceu um dia de inverno bem atípico, 37°C ! O dia mais quente do ano vindo nos lamber em pleno inverno.
Trabalho durante a madrugada, portanto, já estava acostumado a dormir o dia todo durante esta estação tão distante do sol, dormir e lamentar- me, era só o que andava fazendo em minha depressão!
Isso foi impossível com o calor que sobreveio no dia referido.
Molhado de suor me levantei das incômodas cobertas, tomei um banho e, ao ganhar o quintal de minha casa, fui presenteado por toda alegria e empolgação típicas de meu cachorro, um golden retriever, que animado me saudava como a um amigo que não se vê a longa data.
Vê- lo assim, sem mágoa, fez com que eu me senti- se envergonhado por tê- lo deixado por tanto tempo abandonado.
Brinquei com ele durante toda a tarde, deixei que dormisse aos meus pés na sala enquanto assistia televisão e até levei- o para tomar banho num pet shop.
Ao fim do dia estavamos ambos cansados, mas percebí que me sentia bem melhor. Havia tirado um pouco o foco de minhas tristezas.
Quando estamos com qualquer problema tendemos a ser egoístas, pensamos apenas em nós mesmos e esquecemos das pessoas (ou animais como foi meu caso) que dependem de nós.
As vezes, ajudar aos outros é a melhor ajuda que podemos dar a nós mesmos!