O Desperdício

Hoje comecei a pensar no desperdício, e em como desperdiçamos tempo e energia com coisas ou hábitos que não nos servem mais. E coisas também. Eu tinha pedido um sandwiche de frango na lanchonete. Nem estava com fome mas aprendemos desde cedo a nos condicionarmos: se é hora do almoço, come-se, e lá estava eu, uma da tarde em ponto no balcão. Lá pelas tantas resolvi que o sandwiche estava ruim, o pão estava seco, e o frango não tinha gosto de nada e joguei fora mais de sua metade.

Este ato simples abriu na minha cabeça uma série de questões: Quantas vezes não coloquei no prato mais do que eu podia comer, sem pensar em tanta gente que passa fome? Quantas vezes não joguei fora o café só porque estava frio? Quantas vezes deixei a torneira aberta enquanto eu escovava os dentes? E quantas vezes deixei a água do chuveiro jorrando enquanto eu afobada saía correndo para atender um telefonema que não era importante? E na frente da televisão? E quantos anos desperdicei num trabalho que não me realizava? Quantas vezes desperdicei dinheiro com gastos fúteis em coisas que não eram a minha cara? E quantos vezes não desperdicei o meu tempo com vinhos ruins, livros medíocres, companhias chatas? Horas desperdiçadas em obrigações sem importância. Horas desperdiçadas no trânsito, no telefone, na fila do banco? Isso sem falar nas horas desperdiçadas tentando agradar ou outros.

Quantas vezes não desperdicei noites de sono com preocupações que não só não foram resolvidas naquele momento, como nunca serão? Quantas lágrimas desperdicei por quem não me amava, nunca me amou? E quantas vezes desperdicei o carinho de quem realmente me amava, por dar este amor como coisa certa e permanente? Quantas horas desperdicei brigando para ter razão? Também desperdicei energia em coisas que eu não posso mudar, muito menos controlar. Desperdicei esperança, desperdicei minha atenção meu carinho, até a minha mágoa.

Hoje declaro guerra ao desperdício e me propondo a ser mais econômica. Daqui pra frente só gasto com o que realmente vale a pena: o carinho dos meus amigos, a generosidadde da minha família, o amor do meu parceiro, a beleza de um amanhecer na praia, um bom vinho, um bom livro, uma boa conversa, o prazer de escrever.