VOCÊ ESCREVE O FIM





                                                   Esta crônica foi inspirada

                                                              na imagem que a ilustra.
                                                    






 
Sonhei que morava em um país chamado "Absurdia". Lugar estranho. Costumes bizarros. Imagine que as pessoas corriam para se inscrever em exames terríveis!


Abri o jornal e lá estava a lista dos concursos mais procurados por ordem de inscritos. Perplexa, li a notícia sobre as vagas, completamente preenchidas, com direito a fila de espera, que poderia se estender por todas as quadras do maior bairro da cidade!


Qual era a lista?


Por mais incrível que pareça:


1. Concurso para Agência Absurdiana da Intolerância.


2. Concurso para Central Absurdiana da Violência.


3. Concurso para Academia Absurdiana da Corrupção.


4. Concurso para a Escola Absurdiana de Belas Farsas.


5. Concurso para o Núcleo Absurdiano da Hipocrisia.


Fechei o jornal sem entender onde estava! Que lugar era aquele? O que aconteceu com as pessoas? Será que ninguém notava a distorção dos valores? Tudo parecia invertido, pelo avesso!


Qual seria a lógica ali? Os vestígios da civilização teriam sido triturados no recuo à terra das cavernas de ninguém? Onde foi parar o pensamento crítico? De que maneira tantas pessoas passaram a se comportar passivamente? Ou tornaram-se trogloditas sem perceber?


Abri o jornal outra vez. Aflita, li todas as páginas. Em algumas, as marcas das lágrimas borravam a impressão. Não encontrei uma linha sequer contrária àquela realidade.


Senti o peso do silêncio mórbido ao redor. Tudo, num instante, sem o menor sentido. Não valeria a pena protestar? O que poderia fazer? Num impulso comecei a gritar na janela:


- O que estão fazendo com Absurdia? O que será de nossos filhos e netos? O que restará neste país?


Acordei assustada. Teria sido um grito de mulher?


Na tela da televisão a cena de um filme em preto e branco. E o movimento de aproximação da camera em um beco sem saída...







(*) Imagem: Google

(*) Legenda: "Scrivi tu la fine": "Escreva você o fim"



http://www.dolcevita.prosaeverso.net


Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 01/09/2009
Código do texto: T1786862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.