AH, SE SE SOUBESSE COZINHAR !

 

    Por uma série de coincidências, circunstâncias , conjunção dos astros e planetas e leituras de horóscopos, no próximo domingo  devo ficar sozinho a maior parte do tempo.

   Meus filhos terão compromissos distintos e a patroa deverá passar o dia visitando uma irmã, recém operada . Tudo bem, ficar em casa sozinho não me assusta.

   Tem certos momentos que adoro ficar só, comigo mesmo, quero dizer. Acordar cedo, tomar o café da manhã, ler o jornal, teclar algumas tolices, tudo isso é absolutamente simples e banal, e eu gosto muito.

   A questão mais preocupante seria quanto ao almoço. Eu tinha algumas opções , por exemplo, esquentar uma pizza no micro ondas, comer um sanduíche de mortadela ou simplesmente ir almoçar no shopping, preferencialmente lá no Spoletto, o lugar mais gostoso que  conheço para se comer um ravióli.

   Entretanto, enquanto tomava um gostoso banho morno comecei a imaginar, quer dizer idealizar ou planejar, como queiram um almoço delicioso, daqueles que considero ideal, o sublime almoço dos meus sonhos caso, é preciso deixar bem claro, eu soubesse cozinhar.

   Começaria pelo feijão. Adoro um bom feijão, principalmente se ele é cozido num fogão à lenha e vem muito bem acompanhado de paio , linguiça e uma ou outra folha de louro.

    Vejam só, feijão é uma comida simples, quem não gosta ? E preparado num fogão a lenha, é manjar dos deuses ! Evidentemente que para acompanhar o feijão, o arroz teria que ser muito soltinho, bem branquinho e com gosto de arroz.

    Não gosto nem de arroz doce e nem de pudim de arroz portanto, o arroz teria que ser branquinho e soltinho.

   Outra coisa que  simplesmente adoro são as batatas fritas, principalmente aquelas sequinhas.

   Nada contra as fritas do Mc Donalds, mas gosto mesmo é daquelas batatas que são fritas numa frigideira, com bastante óleo e que depois ficam descansando ou secando num papel toalha. São uma delicia !

    Farofa, outra  coisa   que adoro e não dispenso. Tem gente que gosta de farofa de banana. A patroa é uma delas. Eu não gosto, prefiro farofa simples de ovo, no máximo com pedaços bem pequenos de bacon.

    Para salada, sou apaixonado por tomates , daqueles bem vermelhos e bem grandes. Se pudesse, comeria tomates todos os dias e, só para não dizerem que sou repetitivo, aproveitaria de vez em quando para fazer uma bela parceria dos tomates com folhas pequenas e bem verdes de alface. Fica uma delicia !

    E carne ? Bem, tem gente que adora picanha ou maminha. Também gosto, mas prefiro um belo bife de alcatra, preferencialmente sem gordura e fritos na manteiga e ao ponto. São simplesmente irresistíveis.

    Para incrementar, até que não seria nada mal cebolas fritas para enfeitar o bife. Só isso ? Não, claro que não !

    Não sei se combina mas gostaria de juntar no meu prato umas rodelas de batatas doces, mas fritas. Gosto muito. E já que vamos colocar frituras no prato, porque não aipim e jiló fritos ?.

    Tudo bem, está certo que muita fritura faz mal, eu sei disso. Mas acontece que vou almoçar sozinho, ninguém estará na minha mesa para fiscalizar e portanto, vai ter sim batatas, batata doce, jiló e aipim fritos. Ah, sem esquecer umas rodelinhas de torradas, dessas que vem acompanhadas com creme de cebola. São fantásticas !

   Pois então, comida caseira, simples e que acredito não daria muito trabalho. Talvez o mais trabalhoso seja o feijão na lenha mas, pode-se dar um jeito. Sou muito simples em praticamente tudo na minha vida, inclusive na comida.

   A questão, a grande questão é que não sei cozinhar portanto, vou procurar num catálogo um restaurante que sirva tudo o que escolhi, principalmente o feijão na lenha.

    Como  sobremesa   doce de mamão ou pudim de leite, um cálice de licor de pêssego ou jabuticaba. Ah, claro, uma cervejinha para me acompanhar no almoço, que não sou leão, sou de libra.

 

 

    Para encerrar, um gostoso cafezinho, adoçado com lascas de rapadura. . É pelo jeito, (ainda bem!) , mais uma vez vou almoçar no “Mineiro de Botas”.....

 

                                    *********

       .....na verdade ,  esta crônica foi inspirada num hipotético convite que minha querida amiga MARIA OLIMPIA ALVES DE MELO vai me fazer num dia desses para visitar sua querida Lavras e almoçar com ela.
      Quem sabe no ano que vem ? .....




(.....imagem google.....)






(.....imagem google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 31/08/2009
Reeditado em 18/02/2013
Código do texto: T1785432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.