FALSO BRILHANTE





Para encontrá-lo vou falar de amor e do que vivi, ainda que haja tantos perigos na esquina.
A música diz que nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não. E depois deles? Eu diria, dela. Não apareceu mais ninguém tão talentosa.


As sensações daquela noite permanecem intactas. A euforia era tamanha que meus amigos e eu, simplesmente, não suportávamos esperar nossos pais. E fomos na frente.


Ele estava na calçada, próximo à bilheteria com outro grupo. Entre risos e beijos, cabelos desalinhados, parecia descobrir o sentido dos braços, lábios e voz. Alguém perguntou sobre paixão. Ele disse algo sobre um novo interesse qualquer. A ferida era recente demais.


O cenário do encontro? São Paulo, 1976. Show "Falso Brilhante", de Elis Regina, quase um ano e meio em cartaz.


Há quanto tempo a inquietude deixou o Brasil?


Elis lançava compositores talentosos. E mistérios atuais ou desvendados, à parte, ele está entre os grandes e sua música vibra na voz da maior intérprete que este país conheceu.


Será isso amar o passado e não ver que o novo sempre vem?


Onde encontrar quem nos trará uma nova consciência e juventude?


Penso no Brasil das promessas e decepções. No Brasil sem memória. Em caras pintadas, hoje tão caladas. É preciso coragem para encarar a realidade, jogada todos os dias para debaixo do tapete. 


Escrevo ao som da canção. Tenho vontade de gritar que minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos, ainda somos os mesmos...


Repiro fundo. Aquela noite no teatro ficou na parede da memória.


E como nossos pais, ele também estava lá.





(*) Imagem: Google

(*) Frases em itálico: Letra da música "Como nossos pais" - Belchior.



http://www.dolcevita.prosaeverso.net


 

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 31/08/2009
Código do texto: T1784474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.