E precisamos todos rejuvenescer

Ele bem que avisou que uma mudança em breve ia acontecer. Mesmo que ninguém pudesse sentir ou ver: “e o que há algum tempo era jovem novo, hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer”. Na verdade, ele pode muito bem estar em algum lugar onde haja uma fonte que eterniza os grandes compositores. E me pergunto, será que ele queria ser encontrado? Será que fazia questão de ser mostrado?

Desta vez foi ele quem olhou do lado de lá da fronteira do Chuí e nos disse: “I’m leaving home” e meteu o pé na estrada sem que precisasse ser como um Rolling Stone, mas como um Belchior mesmo, e só! Ou tudo? Eu bem que pensei que de repente ele quisesse e transformar num mito e sumir sem mostrar seus rastos, sem lamentar seus passos e nos deixar com a leve sensação de que realmente seria eterno! Que nesse lugar ele esteja com os cabelos ao vento e os dedos em V, vivendo na, não mais jovem, loucura de chiclete e som.

E mesmo que todos saibam que a mente da gente nunca é a mesma com o passar dos TIC TAC dos relógios, tenho a impressão que de repente as velhas roupas coloridas do passado ainda têm lá a sua serventia. Ainda que não haja garantia. O Black bird até disse: “o passado nunca mais”, “tudo já ficou atrás”, mas é nesse atrás que ele se encontra: atrás de paz! Atrás de viver como um simples rapaz latino americano, e deixou bem claro: “Eu não sou nenhuma celebridade! Não tenho o costume de ficar me metendo na vida pessoal dos outros”. Os outros, estes sim: os verdadeiros pássaros negros. O motivo, eu confesso, me deixou a desejar, e por isso interrogo: melhor seria deixá-lo eternizar, sem eira nem beira em qualquer lugar?

Então meu amigo se você não sente e não vê, deixe ele mesmo te dizer. Se o que ontem era novo hoje já antigo, cabe a cada um rejuvenescer. Em qualquer lugar! Seja no Uruguai, seja no Brasil! Quando quiser volte Belchior... Volte pra sua pátria mãe gentil!

[escrito através da música: "A velha roupa colorida" de Belchior]

Marília de Dirceu
Enviado por Marília de Dirceu em 31/08/2009
Reeditado em 31/08/2009
Código do texto: T1784470
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.