VIVER É UM APRENDIZADO SEM FIM
VIVER É UM APRENDIZADO SEM FIM
“tu não me procurarias, se
Já não me tivesse encontrado”
(reflexão agostiniana de Blaise
Pascal).
Por princípios filosóficos sou um ser que tem dificuldade de lidar com o silêncio ou com uma resposta evasiva do outro. Daí não me contentar enquanto esta resposta não atinge a essência do indagado. E aqui estou falando no campo da universalidade no que diz respeito a Filosofia de vida.
Além do mais, filosofia reflete a paixão , o amor pela verdade, que se quer conhecida, tendo-se em mira os pressupostos últimos daquilo que se sabe. E isto conduz a um estado de inquietação e perplexidade, para culminar numa atitude crítica diante do real da vida (Aprendi a pensar assim lendo “Filosofia do Direito” de Miguel Reale)
Não é fácil a busca da vida na filosofia, você emprega esforço para entender o que faz, o que diz, o que pensa. Por outro lado não podemos aceitar como evidências as coisas , os fatos, os acontecimentos, as situações, os comportamentos de nossa vida sem antes havê-los investigado e compreendido. Ainda tendo que buscar constantemente a verdade para explicar a realidade que nos cerca.
Bem diz o prof. Schimitz, que viver é um aprendizado sem fim e só nos resta aprender a CONHECER; aprender a FAZER; aprender a VIVER e aprender a SER.