Como Criar?

Tudo que eu criar, me cria o quê?

- Deus te crie! A cada espirro, todo dia, minha avó dizia.

O que me cria são ventos, pensamentos. Sentimentos abstratos, pulmão de ar. Sou balão de vento por um momento, tudo que me cria em ar está. Está pelo mundo, no ar mais profundo que alguém respirar. Esfera de partes é pó que se revela no fio de luz que entra pela janela de manhã. Ver no ar ao bater das cobertas antes de dobrar, são pedaços de mim suspensos no ar. Venci a gravidade.

Deus te crie! Não se espirre pra todo lugar, pode lançar longe partes de ti que não vão voltar.

E o que eu crio quando escrevo, há de ser criador de quê?

Agente cria pra abandonar. É assim que o amor ensina que é amar. Assim a leoparda cria a cria pra deixar o mundo descriar, criando. Toda cria bem criada cria com mundo.

Criei uma árvore do lado da quadra de futebol da escola, quando tinha uns onze anos. Ela criou raiz. Num cria fruto. Cria folha e tem galhos grandes que criaram seu espaço no mundo. Criaram sombra pra todo lado. Ao seu redor criaram outro mundo. Mundo particularmente publico da árvore. O passarinho gordo criou ninho lá, sua cria vai criar pra cair no mundo.

Como se cria o encanto?

Esse mundo a cada dia tem sido um espanto. É maldade em todo canto, que se cria sem criar. Parece que o mal tem crias sem fim em todo lugar.

Essa manhã assisti uma peça infantil. Tem coisa mais gostosa que histórias pra criança? Guardei a entrada franca no meio de um livro, pra lembrança. Uma boa apresentação do grupo Opera na Mala. Eu assisti "Baú de Histórias" às dez horas. Histórias com poesia, bonecos ventríloquos, sanfona, violão, violeta, viola, gaita de fole, apito e pandeiro, tambor e rima. Na dança do artista que não pode parar, essa dupla criou em uma hora e meia, um mundo que não devia terminar. Criaram por um tanto um encanto, por algum tempo.

O que a cria, cria no Criador? Como todos nós criamos e ainda não entendemos a Criação? Criação é uma cria em atividade.

Alias
Enviado por Alias em 30/08/2009
Código do texto: T1783795
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.