O casarão das freiras

A primeira vez que fui para a escola foi no Jardim de Infância das Irmãs de Jesus Crucificado que ficava quase em frente da nossa casa. O casarão antigo era enorme. Lá fora tinha um galpão e uma grande área onde às vezes aconteciam festas, principalmente as juninas. No andar térreo, dando para a rua, havia uma capela e do outro lado, voltado para o pátio, um salão cheio de mesinhas onde as crianças ficavam.

Ali tinha um palco de verdade, com cortina e tudo, onde fazíamos brincadeiras de teatrinho que todos gostavam. Num dos lados uma portinhola permanecia sempre fechada. Um dia, porém, eu a vi entreaberta e fui espiar, mas fiquei com medo porque estava escuro.

Certa vez, quando vi a Irmã Ester subindo no palco e se encaminhando para lá, fui atrás dela. Ela nem percebeu e entrou no quartinho, mas logo abriu outra porta, desceu três degraus e chegou à capela. Foi então que fiz uma grande descoberta: era por ali que as freiras sumiam depois da missa! O local nada mais era do que uma passagem secreta! Fiquei encantada, imaginando mil histórias de castelos misteriosos...

Apesar de curiosa, nunca tive coragem de subir uma escada por onde eu via moças transitarem. Elas não eram freiras, só mais tarde fiquei sabendo que moravam ali porque vinham de outras cidades, para trabalhar aqui ou estudar na Escola Normal. A principal atividade que as freiras mantinham no casarão era um Pensionato.

(1991)