TUESDAY ou THURSDAY
Como ensinar o meu aluno Eduardo a diferença entre Tuesday e Thursday? O seu inglês avançado não ajudava a resolver a confusão; as pronúncias das duas palavras eram o seu "calcanhar de Aquiles".
Tentei ajudá-lo com várias dicas, mas só uma me pareceu mais indicada para ajudá-lo, lembrei pra ele que Thursday tem esse nome por causa do Deus Thor.
Os dias da semana normalmente tem seus nomes baseados nos sete corpos celestes que podem ser vistos a olho nú: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Normalmente os paises latinos usam o sábado baseado no Shabbath Hebreu e o Domingo vem do latim Dominicus (Dia do Senhor). Assim não dizemos a primeira-feira nem a sétima feira. E essa tal de “feira” vem da páscoa antiga que era uma semana toda. Cada dia então era uma “feria” (feriado). E a “feria” virou feira em português...
Já em Inglês, se usa os deuses germânicos e dos planetas:
Sunday – O dia do Sol (Sun).
Monday – O dia da Lua (Moon).
Tuesday – Dia de Tyr, o deus da guerra.
Wednesday – Dia de Wodan (Odin), o todo poderoso deus nórdico.
Thursday – Dia de Thor, deus do trovão e filho de Odin.
Friday – Dia de Freya, deusa da beleza.
Saturday – Dia de Saturno, deus latino que conseguiu entrar na lista também.
Baseado nisso, ele fez a seguinte analogia para não confundir mais: "Thursday, dia do Thor, vem sempre depois do dia de Odin, o seu pai."
Ele não é especialista em Deuses Nórdicos, nem sou eu, mas Eduardo, assim como eu, é fã de gibi e crescemos lendos os heróis da Marvel nas "revistinhas" e desenhos na TV.
Coisa curiosa é a mente que com as suas associações para facilitar a lembrança.
A caminho de casa, pensando na solução do meu estudante, veio a minha boca, o tema de abertura do desenho do Thor:
"Onde o arco-íris é ponte;
Onde vivem os imortais;
O trovão é seu guarda-voz;
O barra-limpa, o Grande Thor!"
Eu conseguia lembrar da letra, mesmo sem ouvi-la há pelo menos 30 anos.
Por que será que lembramos algo como o tema de abertura de um desenho animado , mas não conseguimos lembrar onde deixamos a chave de casa?
Mistérios da memória, enigmas da mente...