Bussunda

Ontem não fui à praia. Apesar do sol, fez muito frio.Então, para manter o corpo suportável, andei de bicicleta aqui mesmo no bairro. Encontrei com alguns amigos e amigas. Conversei um pouco e dei boas risadas. Depois, para relaxar, tomei uma água do coco e sentei numa mesinha de bar e li um livro de poesia.

Quando cheguei em casa, soube da triste notícia: O falecimento de Bussunda, do Casseta e Planeta Urgente. Meu primeiro sentimento foi pensar que fora uma piada: Bussunda se emocionara com a grande exibição da Argentina, que goleou em 6 x O a Sérvia, e morrera de raiva.

Quando vi que era verdade, meu sentimento também foi de raiva. Uma revolta cresceu em meu peito. Existe tanta gente neste país que poderia seguir essa viagem em seu lugar.Neste momento, apesar de não ser religioso, lembrei de uma das frases preferidas do meu pai, que também não era religioso, mas sempre tinha uma citação pronta para cada momento. " O desígnios de Deus são vedados ao coração dos homens”. Acredito que sim, mas não custava nada, uma vez ou outras ter algumas explicações. . Deixo para outro momento essas minhas divagações filosóficas. A verdade é que Bussunda com toda certeza não merecia morrer agora, na maturidade de sua criatividade, graça, brilhantismo e irreverência.Com seu carisma, ele incorporava com maestrias grandes personagens do nosso país.

Cláudio Besserman Vianna, O Bussunda, começou sua carreira na década de 1980, trabalhando como redator do jornal “ Casseta Popular, combinando o humor debochado com crítica política. Desde 1999, personificava o protagonizava o programa Casseta e Planeta, da Rede Globo de Televisão.

Com a sua morte prematura, fica a certeza de uma imensa lacuna no humorismo brasileiro.

Imagino sua chegada no céu :” Então, eu morri.? Me tirou mesmo de campo antes do fim do jogo.” Fala sério, aí”.”

----------------------------------.------------------------------------------

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 18/06/2006
Reeditado em 21/06/2006
Código do texto: T178054