GENTE DE VALOR



Minha segunda paixão depois da palavra é a imagem. Sou cinéfila. E apesar de adorar os filmes europeus, o cinema americano, literalmente, dominou o mundo com sua indústria de sonhos.



Na maioria dos filmes daquele país, de alguma forma, emergia as questões ao redor do valor. Para a cultura americana (independente de nossas posições políticas a respeito daquele país) a noção de mérito e valor está intimamente ligada ao esforço apresentado.


Se alguém possui talento, se esforça e trabalha, conseguiria, em tese, as oportunidades para ter seu valor reconhecido. E não desmerecido.


Quem se destaca por lá é visto pelo próprio valor da cultura. Isto é, a cultura estimula um olhar positivo em relação ao sucesso.


A pessoa bem sucedida é fruto de suas conquistas. Algo admirável. E inspirador. Posso, por exemplo, achar que se alguém trabalhou por algo, mereceu o resultado. E é fundamental a noção do mérito porque dá sentido ao sucesso.


Nada caiu no colo de ninguém, nem veio de mão beijada.


Claro que sempre haverá as correntes de pensamento que distorcem o sentido.


No entanto o valor da cultura de um povo está intimamente ligado aos adjetivos que a pessoa receberá ao longo da vida.


Deveríamos pensar mais em valor e sentido do que em rótulos.


Quem se esforça e trabalha deveria estar alinhado aos valores do reconhecimento positivo.


Muitas vezes me pergunto o que é ter talento? O que é ter valor? E o que será mérito em nosso país?





(*)
Imagem: Google
http://www.dolcevita.prosaeverso.net
 

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 28/08/2009
Reeditado em 30/08/2009
Código do texto: T1780057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.