COISAS DE FAMÍLIA

Quem dentre os leitores nunca ouviu essa frase: “isto me é tão familiar...”. Certamente todos já ouviram ou mesmo disseram, entretanto, nem sempre se atentou ao significado dela.

Existem coisas tão peculiares de cada família que um “estranho” se perderia numa conversa entre eles.

Em algumas famílias essas “coisas” são frases, em outras músicas, em outras, gestos, um cheiro, ou um simples olhar. Coisas que as identificam e que somente aquele grupo conhece o significado, somente as pessoas que participam daquela família consegue entender. É como se fosse, chego a pensar que é, um código.

Meu filho quando com dois anos, me fez um questionamento que gerou um desses códigos na minha família. Ele me perguntou:

_ Mamãe, porque o sapo pula?

Eu lhe respondi que era a forma dele se locomover, etc. Depois disso, não sei a razão, à todas as perguntas que lhe faziam e das quais ele não tinha resposta, ele respondia:

_ É porque o sapo pula!

Essa resposta ficou entre nós durante muito tempo, era nosso subterfúgio.

_Daniel, porque você não tomou banho?

_Porque o sapo pula!

_Mãe, porque você não trouxe meu chocolate?

_ Porque o sapo pula!

Enfim, quem está de fora e escuta esse diálogo certamente não entende nada, somente nós, que participamos do momento em que esse código foi criado e vivenciamos o seu desenvolvimento é que podemos entendê-lo e dele fazer uso.

E sua família possui algum código?