o recomeço
Seria inocente e totamente inútil querer o recomeço, sem que realmente se tenha chegado ao fim de uma jornada, ao fundo de um poço, como se fala tão comumente, ou mesmo quando se chega a conclusão que a forma como vinhamos caminhando nao nos é satisfatória, ou num lance de lucidez mais nitida, verificamos que existem caminhos variados, comlexos longos ou curtos, cheios de trilhas e desvios , de surpresas ou rotinas, mas muito mais complexos e excitantes, que aquele que pela necessária ordem das coisas, estamos seguindo.
Recomeçar significa antes de tudo estar lúcido e corajoso, atento e consciente de nossa mortalidade, aproveiar os minutos os segundos com pensamentos que nos levem a exata noção de que a vida e a morte se completam e se unem para mostrar ao ser humano que quando uma começa a outra fica rondando esperando sua vez. Mas a vida tem seu curso marcado e desafia a morte quando usamos este curso inteligentemente, como num jogo marcado e pelo simples fato de querer usufruir do melhor modo, esta vida presente de Deus.Então a morte fica lá quieta, sabendo esperar e respeitar quem luta, quem busca o melhor para si.
Deus , acima de tudo e de todos, soberanoe onipotente, observa quem por descaso ou fraqueza, para, se afunda, sofre e fica frágil, e troce para que num lance de coragem, estas criaturas, cheias de uma força quase nunca usada em sua totalidade, crie, inesperadamente,a vontade de recomeçar, de lutar de novo, de tecer novas teias, de trilhar novos caminhos e organizar novos projetos e desta vez que as complete, que consigam encontrar o amor dentro de si mesmas e por si mesmas, encontrem a afetividade tão sonhada, senti-la e coloca-la em cuidar de si, como de uma flor, observar a torrente de emoções que tem dentro de si e adminsitra-las de forma simples, sensata e gratificante.
Recomeçar, quanta responsabilidade conosco mesmo, quanta vontade de que, desta vez, tudo de certo, será que pensar assim não buca no final de tudo uma culpa pelo que deu errado lá atrás? de que tenha sido literalmente responsabilidde nossa, trilhamos caminhos incertos e acabamos perdidos nestes caminhos, fazemos escolhas erradas e somos reflexos delas, semeamos e a colheita e obrigatoria, por isso quando ficamos infelizes não encaramos com naturalidade um amor que se defaz, uma amizade que se perde, uma separação, ou principalmente perdas mais fortes, como traição, morte, ai então mergulhamos num mundo cruel e cômodo da auto-piedade, e pulamos para depressão rapidamente e entramos em desespero. Evidente que nao falo aqui das pessoas centradas e simples, literalmente equilibradas se é que existem, as bem resolvidas e tranquilas.
A noite chega e vamos nos fechando , nos enrolando e nao vemos a tranquilidade de nosso lar, o aconchego de nosso canto, a felicidade de ter para onde voltar , previlegio este tao grande, esquecemos a poesia de olhar pro céu a ternura de uma prece, uma cama arrumada , um livro exposto que gostamos, nos chamando a viajarmos em seu conteúdo, esquecemos tudo que é bom, o mal nos atrai , a dor é o refugio, ficamos presos e acorrentados ao sofrimento de uam forma anormal e cruel. Então de repente num milagre! num relance, numa vontade que vem de nossas entranhas e das raizes com Deus ou numa prece de um amigo, abrimos os olhos lentamente e pedimos! a Deus que respeita nosso livre arbitrio as forças para RECOMEÇAR!.