Reciclar-se é preciso!
Todo mundo reclama, pelo menos um pouco, da vida, dos políticos, daquele amigo que não nos entende, daquele amor que não é exatamente como idealizamos... Enfim, reclamar todo mundo sabe. Já nascemos reclamando.
Entretanto, a grande maioria - e me incluo nesse grupo - esquece que para ter êxito na vida e, principalmente, nos relacionamentos duas condutas são primordiais: CEDER e RESPEITAR.
Já pensou se todo mundo fosse igual? As relações seriam as coisas mais chatas do mundo. O charme, a autenticidade das pessoas está nas diferenças. Ou seja, ninguém é igual a ninguém, isso é fato!
O maior erro do ser humano é fazer a linha “Gabriela” – nasci assim, cresci assim, vou ser sempre assim – como versa a música cantada por Gal Costa, Gabriela Cravo e Canela. Se conhecer, respeitar, mudar ali, ajeitar lá, ceder aqui, ignorar acolá é fundamental para harmonia e sucesso em praticamente tudo na vida. A palavra de ordem para felicidade é FLEXIBILIDADE.
Por isso, parar um pouco, olhar-se no espelho, perceber a vida, ter a humildade de assumir os erros e tentar de alguma forma consertá-los, é sinônimo da mais alta postura de maturidade que o ser humano pode ter.
A política está um caos? A culpa é nossa. As relações interpessoais estão cada vez mais conflitantes? O problema está com o outro, ou muitas vezes com a gente mesmo?
É comum no mundo corrido que vivemos esquecer-se de nós. É mais fácil e prático apontar o outro, jogar a culpa, passar a bola... O tempo não tira férias para fazermos uma “reciclagem pessoal”. Mas se quisermos ter mais qualidade de vida, sentir-se mais leve é necessário adotar a Terapia do Espelho ou a Terapia do Silêncio. Ambas são reveladoras. Tem gente que se envergonha no início, mas faz parte do amadurecimento pessoal de cada um.
Particularmente, hoje com meus vinte e sete anos, uma das coisas que primo e busco sem pestanejar é qualidade de vida pessoal. E o espelho, o silêncio, minha consciência e experiência de vida têm sido meus maiores aliados nessa busca. Não é fácil! Demanda tempo. Mas não tenho dúvidas de que o resultado final é primoroso.
Lucas M Jung®