DO ERÓTICO AO OBSCENO

Um texto erótico não é necessariamente o que trata de assuntos sexuais ou está recheado de menções sensuais e atos obscenos. Num texto erótico não é se obrigado a incluir descrições de atos sexuais e suas facetas. Também não é uma coletânea de depravações, de expressões de baixo calão.

Na maioria das vezes o texto erótico fala de sentimentos sensuais ou coisas afins. O sexo está, e sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, porque sexo é vida. O sexo, além de proporcionar prazer é responsável pela perpetuação da vida no planeta Terra. Talvez se o prazer não estivesse associado à reprodução, houvesse também desinteresse pelo acasalamento entre as criaturas de sexos opostos. E aí a reprodução das criaturas estaria ameaçada.

O texto erótico, quando respeita a verdadeira semântica, é esplêndido. Porém quando descamba para outros sentidos pode tornar-se obsceno, ou seja, imoral e instigador de infâmias. Entretanto, o que se tem visto nas últimas semanas é um festival de obscenidades emitidas pela mais alta instituição que forma o Parlamento Brasileiro. Os lamentáveis fatos ocorridos no Senado Federal leva a enxergar que os Senadores, sêniores com idades e experiências acima da maioria da população, que seria o exemplo de caráter e bons procedimentos. Nenhum texto, por mais imoral que seja, supera o festival de depravações que daquela casa afloraram nos múltimos dias. Nessas situação, não parece que nossos senadores tenham moral para legislar ou censurar qualquer ato, praticado por cidadãos comuns, por mais obsceno que pareçam.

JOEL DE SÁ

26/08/2009.