O Aposento da Cuíca

Quem esperava por essa? Ninguém!

Na tv, o bem-falante e simpático repórter, aquele das boas e más notícias do nosso dia-a-dia; o mesmo que mediou o debate dos presidenciáveis, dava ao país uma das mais chocantes notícias que se pode ouvir, assim dizendo:

“A partir desse carnaval, não teremos mais a CUICA. Ela está aposentada”.

Eu, particularmente, tive o maior susto do mundo. Pulei do sofá e, aos gritos, alarmei pra todos de casa:

– Acabaram com a CUÍCA, acabaram com a CUÍCA – gritei bem alto para que todos ouvissem.

Foi aquele corre-corre pra frente da tv e alguém me indagou:

– Mas, quem diabo é essa tal de CUÍCA? Seria um delinqüente?

Fiquei sem ação: estático e boquiaberto.

– Não, isso não é possível! Maldita notícia! Eles não podem aposentar esta coita, assim, tão cedo. Ela é uma injustiçada. Nasceu outro dia. Por essa eu não esperava. Fizeram sacanagem com esta infeliz. Eles têem que aposentar os velhos, os cansados – saí esbravejando e socando as paredes.

– Por favor, deixem-na em paz. – Resmunguei com ódio, olhando pra tv.

Abri bem os meus ouvidos para não ter dúvida daquela triste notícia.

– Vocês ouviram, vocês ouviram? Alguém vai ter que pagar por isso – falei indignado, rangendo os dentes. – Tenho certeza que depois de ouvirem do simpático repórter o seu indispensável “boa noite”, nenhum brasileiro vai ter sono. Com uma notícia dessa natureza, ninguém dorme em paz – falei apontando pro repórter.

"Ah! Pobre CUÍCA. Porque fizeram isso contigo? Logo você que é tão alegre e faz o carnaval feliz! Não!Não acredito que vá sentir-se bem como aposentada. Não posso imaginá-la de chuteira pendurada. Chega de injustiça, chega! Como é que você vai se sustentar, como, como? Eles ficam dizendo que a previdência está na pendura. – Será que você tem pecúlio? Aposentado aqui vive na fome dois, na fome um e até mesmo na fome zero".

Depois desse monólogo, desliguei o receptor .

Morro de pena da CUÍCA – falei pra mim mesmo.

José Pedreira da Cruz
Enviado por José Pedreira da Cruz em 17/06/2006
Código do texto: T177426
Classificação de conteúdo: seguro