A Indisciplina dos Iluminados

O devir imprevisível dos processos metamorfos. Diretrizes, parâmetros, procedimentos, correntes culturais, instituições, desejos e vontades; de modo geral mudaram, mudam e mudarão constantemente ao longo dos segundos ou séculos. Isso está relacionado com o senso de opinião própria do sujeito ou de sujeitos, com a criticidade necessária para buscar à autodeterminação da capacidade em gerir intimamente ou em conjunto os “seus” próprios meios e se chegar a uma resolução adequada: em algum lugar do litoral brasileiro no século 16, em um cantão de aldeia Tupi, existiu um indiozinho que não estava nem aí para os desígnios jesuíticos e, no entanto, isso não o impediu de aprender, o mínimo suficiente, a língua dos invasores. Indisciplinado esse indiozinho!

Muitos foram os atores histórico-sociais visionários e, também, indisciplinados, de modo que suas existências contribuíram consideravelmente na mudança – para melhor – dos paradigmas ao seu redor e de certo modo universais. O que falar de Che Guevara? O sulamericano abandonou a carreira promissora do curso de medicina para seguir os anseios de seu idealismo e sua história estimulou toda uma geração . Indisciplinado esse Che!

Fui aluno indisciplinado e, de maneira bem simples, continuo sendo, porém não tenho pretensões urgentes, ainda nem sou capaz de imaginá-las, e saber de algumas anedotas de rebeldia similares me deixa tão em paz comigo mesmo: certa feita um jovem aluno, mais ou menos nem aí pra nada, foi desafiado por seu professor a resolver um problema que exigia muitos métodos baseados nos fundamentos de cálculo: multiplicações e multiplicações até se chegar aos resultados... o garoto, com apenas 10 anos de idade, refutou a didática do mestre e no fim das contas, acabou empregando, pela primeira vez, o método da projeção aritmética, calcado em procedimentos logicamente raciocináveis – naquele momento apenas pra ele – e resolveu em minutos um problema que, esperava o educador, fosse feito em horas e horas a fio. Que Indisciplinado esse tal de Gauss!: Para muitos; o maior gênio da matemática moderna.

wagnerianos.blogspot.com

Vagner Silva
Enviado por Vagner Silva em 25/08/2009
Código do texto: T1773298
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.