PALAVRAS !

 

      Desde que era criança, desde quando consigo me lembrar, sempre me senti muito mais atraído por palavras do que por números. Não que eu tenha alguma dificuldade com a matemática, em absoluto. Até gosto e muito.

   Entretanto, as palavras sempre provocaram no meu dia a dia, no meu modo de pensar, um efeito muito maior, algumas vezes muito mais devastador, do que os números.

    Lembro-me de quando estava prestes a entrar na escola algumas palavras me provocavam riso e uma delas, se bem estou me lembrando, era a palavra “torresmo” . Hoje, acho ridículo rir desta palavra mas, naquela época não podia ouvi-la que desandava a rir.

  O  tempo passava, eu ia aprendendo a juntar as primeiras letras e outra palavra me marcou e jamais esqueci, embora eu ainda não tivesse completado meus oito anos de idade. A palavra era “horizonte”.

   T do bem que tinha tudo a ver com o nome da minha cidade natal (Belo Horizonte), mas essa era uma palavra que levei algum tempo para entender seu real significado. E era uma palavra bonita, com boa sonoridade e grande, com muitas letras, ótima para quem já estava bem adiantado na arte de escrever.

    Outras tantas palavras ficaram guardadas no cofre forte da minha memória e, só para citar de passagem, destaco duas : “remorso” e “paixão”. A palavra remorso eu me lembro de ter ouvido pela primeira quando uma de minhas tias , no velório e aos prantos revelou a quem quisesse e pudesse ouvir que tinha remorso de não ter feito as pazes com o falecido. Afinal, pensava eu, o que era remorso ?

   E “paixão” eu sempre ouvia quando ia a missa aos domingos e principalmente nas cerimônias da semana santa. É claro que a palavra paixão tem várias conotações mas, levei um bom tempo para entender seu real significado.

   Ouve uma época em que ficava simplesmente deslumbrado com palavras grandes e uma delas, nos meus bons tempos de estudante era considerada a maior palavra da língua portuguesa. A palavra era “desinconstitucionalissimamente” .

   Não sei se essa palavra ainda existe ou é usada. Teve outra, também incrível e de difícil pronuncia que me encantava e que era, se não me engano “desoxirribonucleico” que , se também não estou enganado é um tipo de ácido.

   Hoje, adulto e muito mais amadurecido sou bem diferente daquele rapazola que tão logo aprendeu a manusear um dicionario, as escondidas procurava o significado dos palavrões da época.

   Entretanto, hoje em dia ainda existem palavras que me encantam, me impressionam, me fascinam e me perturbam . Uma delas é “sempre”. O que é sempre ? Alguém poderia responder que sempre é sempre, ora !

    Prefiro definir que sempre, é para sempre ! É uma palavra forte, direta, clara e objetiva e, que teríamos que ter o maior cuidado para usá-la.

   Outra bela palavra, difícil de ser utilizada com toda a grandeza que pode dispor um coração e com toda a sua magnitude do seu significado é “perdão”. Será que sabemos realmente o que significa “perdão” e, utilizando o verbo, sabemos de fato perdoar ?

   Noutro dia,  quase  que  por acaso , ouvi   um político   discursar   e usar a palavra ”complexitude”. Se fosse outra pessoa que pronunciasse essa palavra, até que não ficaria tão feio.

   Recentemente li um poema, até muito lindo, em que a poetisa num dos versos usou a palavra “plúmbeo”. Vou confessar uma coisa, eu não sabia o que era plúmbeo e, se não fosse o dicionário do Aurélio, continuaria sem saber.

  Gosto de escrever utilizando palavras simples, de fácil compreensão e sem muita sofisticação e rebuscamento. Nada contra que as usa dessa forma e muito menos nada contra o eruditismo.

   Mas, eu sou do tipo simples assim ! E por ser simples assim, tem uma palavra que sempre me acompanhou e que a cada dia descubro um pouco mais do seu significado, da sua magnitude e grandeza e ao mesmo tempo da sua simplicidade.

   Refiro-me a palavra “fé”. Mas o que é fé ? O que é ter fé ? Bem, para resumir, eu diria que fé é a mesma coisa que ter certeza, confiança caminhar com firmeza, sem vacilação e acreditando sempre que alguém maior, nosso Pai maior por assim dizer, é que na verdade está nos conduzindo.

 

 

   A melhor palavra que encontro para finalizar esta tola crônica é.....”fim”.....



                           *********

   .....às vezes fico me perguntando se não conseguiria fazer coisa melhor do que escrever tolices nessas madrugadas em que tenho perdido o sono.....





(.....imagem google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 24/08/2009
Reeditado em 18/02/2013
Código do texto: T1772140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.