HOJE ESTOU AQUI PORQUE FUI LECIONAR NO JARDIM VELOSO

Estou aqui por que trabalhei no Jardim Veloso.

Sempre sonhei em conhecer algumas cidades da Europa como: Paris, Roma, Praga, Veneza, e Viena. Só que eu pensava que nunca eu iria, pois achava que nunca teria dinheiro para fazer uma viagem à Europa.

Quando eu lecionava num colégio em Osasco, um colega meu voltou de férias e ficou mostrando as fotos de sua viagem à Europa e aumentou minha vontade de poder fazer o mesmo.

Um dia eu trabalhava em outro colégio que foi um dos colégios mais famosos de São Paulo na época em que as escolas públicas eram consideradas de boa qualidade. O nome do colégio é Caetano de Campos. Trabalhei doze anos nesta escola.

Certa vez, uma colega minha fez uma viagem à Europa e estava mostrando as fotos. Perguntei-lhe quanto ela gastou na viagem. Ciente da quantia comecei depositar dinheiro na poupança para usar na viagem. Quando eu tinha a quantia necessária para a viagem, liguei para uma pessoa que vendia pacotes turísticos e ela me enviou revistas de turismo. Meu marido e eu escolhemos um roteiro e compramos as passagens.

Passamos 20 dias viajando pela Europa e conhecemos várias cidades: Roma, Paris, Versalhes, Assis, Pizza, Florença, Veneza, Madrid, Nice, e outras.

Um dia eu estava na porta do Palácio de Versalhes esperando o grupo para entrar e pensei: ”estou hoje aqui porque fui dar aula no Jardim Veloso.” Jardim Veloso é um bairro que fica na periferia de Osasco. Era considerado um bairro muito violento. Lecionei numa escola chamada Tarsila do Amaral. Eu lecionava à noite porque das sete e trinta até quatorze horas eu trabalhava em uma biblioteca da Prefeitura.

Este bairro fica bem longe de onde eu morava e ainda moro até hoje. Eu tinha que tomar dois ônibus para chegar lá. Saía de casa ás dezessete horas para chegar lá pouco antes das dezenove horas.

Fiquei lecionando nesta escola dois anos e depois entrei no concurso de remoção e fui transferida para uma escola ainda em Osasco, porém mais perto do centro. Depois desta escola passei por mais duas e cheguei ao colégio Caetano de Campos.

Foi sacrificada a minha vida, porém valeu à pena. Li um texto quando estava cursando o curso ginasial. O texto falava sobre o palácio de Versalhes. Senti vontade de conhecê-lo, mas jamais pensei que poderia conhecê-lo um dia. E diante do Palácio de Versalhes, olhando aqueles lindos jardins, vi que podemos realizar muitos sonhos na vida quando somos pessoas esforçadas e sonhadoras.