QUEM NÃO TIVER PECADO....
APLAUDO AS CRISES POLITICAS
Crônica Iran Di Valença
O Mestre Jesus, ao defender Madalena dos seus acusadores nos deu uma lição de profunda sapiência: “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra.” Meus leitores podem até achar que estou incorrendo em contradição quando afirmo aplaudir as crises políticas bem como a total liberdade de imprensa. Comparativamente analisem a reação dos acusadores de Madalena? Pasmo, se postaram estancados nas suas ações porque a indagação do Mestre lhe penetrou na consciência como todos se sentissem acusados. Estou certo de que muitos daqueles acusadores passaram a pensar duas vezes antes de proceder com igual atitude. Então, se deduz que houve uma melhoria ética na sociedade. É assim que a sociedade vai se aprimorando, corrigindo erros e evoluindo. É assim que o sistema democrático vai se aperfeiçoando, graças a liberdade de imprensa. Porventura nos reportarmos aos acontecimentos da política no Brasil e consequênte no mundo, mormente nos USA (berço da democracia) que tanto se o cita como exemplo, constataremos que foram as crises políticas, os erros que permitiram a consonância para uma sociedade mais aprimorada política e moral. Citemos exemplos políticos no Brasil: desaparecimento do coronelismo, desaparecimento dos “currais” de eleitores, compra de votos, infidelidade partidária, agora o combate ao nepotismo, etc., finalmente, a cada eleição, o Supremo Tribunal vai aperfeiçoando a democracia, seja em ética seja em funcionamento material. No caso da crise atual do Senado e outras, com certeza delas se colherão bons frutos entre os podres. É certo que haverá os que não aprendem de imediato, porém o combate sistemático lhes tirando o espaço, eles terão de se corrigir.
Observem a lição do Mestre: Ele não condenou os acusadores de Madalena. Simplesmente deu-lhes uma lição de moral e deixou a reação para a consciência de cada um.
No caso do Sarney, estou certo de que ele aprendeu a dura lição, extensivo à sua própria família. E também os futuros Presidentes do Senado ficarão com as barbas no molho como aconteceu com a Presidência da Câmara dos Deputados depois do escândalo do Presidente anterior. Porventura estarei sendo contraproducente a ética?
Não tenho certeza desse fato: Se TSE manterá a proibição dos políticos concorrem ao pleito com currículo manchado ou presumível. Se isso ocorrer, será um grande avanço ético. Esperar que os eleitores escolham os melhores ainda é cedo para a capacidade de discernimento do brasileiro, não só por ser inculto como pela irresponsabilidade com que encara uma eleição, principalmente com os politicos corruptores.