QUAL É MESMO A SUA IDADE ?
Já perdi a conta da quantidade de vezes que me fizeram esta pergunta . O interessante é que também já perdi a conta dos comentários recebidos , não acreditando que eu já seja sessentão.
Refletindo sobre o assunto, numa dessas frequentes noites insones, fiquei a me perguntar qual é o verdadeiro motivo que leva a algumas pessoas lutarem com unhas e dentes para esconder a sua verdadeira idade.
Falando com toda franqueza, não consigo entender qual o prazer, qual é a lógica que permite que uma pessoa lúcida e equilibrada tenha condições de imaginar que tenha vinte, dez ou seja lá qual for a quantidade de anos a menos que sua verdadeira idade.
Tenho uma enorme dificuldade de entender qual é o problema que as pessoas têm de assumir a verdadeira idade. Será que esse fato sutil de estar cobrindo o sol com uma peneira realmente traz bem estar, alivio, segurança e felicidade ?
Ainda na fase das divagações fiquei me perguntando como uma pessoa pode se sentir, sem rodeios e sem fingimento, enganando-se a si mesma (não é isso que acontece ?) em nome , quem sabe, de uma tola demonstração de vaidade.
Aliás, custa-me acreditar que esse mal costume, tenha como única culpada a vaidade, uma exagerada vaidade. Proceder dessa forma não seria na realidade uma enorme demonstração de insegurança ?
Está certo que ser jovem não significa ter menos de vinte e cinco anos e muito menos ser velho (ou maduro, como queiram) se enquadrem todos aqueles que tenham mais de trinta e cinco.
Na minha família e no pequeno circulo de amigos mais próximos sou muito conhecido (e às vezes contestado) por ter opiniões muito firmes sobre determinados assuntos e, com relação a idade cronológica, aquela que consta nas carteiras de identidade, considero uma enorme tolice diminui-la , por qualquer que seja o motivo ou situação .
Por conhecimento e experiência própria e , sem querer desmerecer qualquer outra pessoa, quero dar dois exemplos clássicos e claríssimos.
A mulher mais bonita, mais inteligente, mais fina, mais equilibrada, mais charmosa (e cheirosa também), muito bem sucedida, independente, personalidade firme e forte enfim, uma mulher maravilhosa e simplesmente magnifica tem exatos sessenta e dois anos e, tem um grande orgulho dessa sua idade.
Nunca fez nenhuma cirurgia plástica e simplesmente abomina o silicone. Suas rugas são naturais e, no conjunto, fazem com que ela seja uma mulher de cabelos prateados lindíssimos.
Quanto ao homem, aquele que mais admiro também é bem sucedido, tem muito charme, discreta barriguinha, família bem estruturada, altíssimo astral e se não estou enganado, já passou dos setenta anos.
Quero dizer com isso que sei de muito mais gente que reconhece e até convive muito bem com sua verdadeira idade do que outras tantas que por trás de maquiagens pesadas e simplórios disfarces, afirmam serem ainda bem jovens, como se jovem fosse só aquele que tem pouca idade cronológica
Entendo que a vida, com os desafios que nos apresenta no seu cotidiano, deixa bem claro que as pessoas sinceramente felizes, amadurecidamente bem sucedidas são aquelas que vivem sem disfarces.
E esconder ou não assumir a idade, é ou não é um disfarce ? Aliás, quando disfarçamos a idade, a quem realmente estamos enganando e fazendo os maiores estragos com essa sutil mentirinha ?
Sou desses que acredita (e defende ferrenhamente) que ser jovem ou velho é apenas uma questão de estado de espírito e a idade cronológica é apenas um mero detalhe.
Noutro dia fiquei simplesmente perplexo quando uma mulher que conheci a uns vinte anos atrás , ao ser paquerada por um colega disse candidamente que era divorciada e que só tinha trinta e dois anos.
Agora façam as contas comigo. Quando eu a conheci ela já beirava os trinta e passados vinte anos, continuava com os mesmos trinta ? O que ela pensava estar ganhando com tão absurda (prá não dizer burra) afirmativa ?
Raciocinem comigo e me perdoem se eu estiver errado . Uma mulher que ainda aparenta charme e beleza, que desperta a atenção dos homens, tem corpo , cabelos e pele bem tratada, precisa esconder a verdadeira idade , pra quê ?
Sinceramente, eu só queria entender. Portanto, cuidado quando ouvirem essa pergunta (seja indiscreta ou não) : “qual é mesmo sua idade ?” …..
*********
......perder o sono, às vezes me faz escrever todo tipo de tolices.....
(.....imagem google.....)