Santa Vitória no mapa

Foi em mil novecentos e noventa e cinco que o Chuí se emancipou. O novo município fica a vinte e um quilômetros de Santa Vitória do Palmar e a Barra do Chuí dista nove quilômetros do Chuí, porém pertence a Santa Vitória do Palmar. O novo mapa de Santa Vitória é um mistério. Nunca vi nenhum mapinha sequer com o novo corte, delineando a nova geopolitica. Para o turista fica um certo imbróglio: Barra do Chuí é do Chuí? Não. Bem, começam explicações demoradas que passam da história ao turismo. Eu chamaria a Barra do Chuí de “Barra dos Palmares” para forçar a legitimidade da estética. É interessante notar que a Barra do Chuí possuía um dos mais lindos riachos, (quem tiver foto que publique) destruído, para dar lugar as pedras divisórias entre a barra uruguaia e a brasileira. Espetacular era o grande riacho. Hoje na memória com a noção de paisagismo. Com o vento vieram as dunas e os juncos. Já um plebiscito definiu a emancipação do municipio vizinho: "aos interessados a emancipação", e eles disseram sim.

Mais para cá o balneário do Hermenegildo pertence geograficamente aos vitorienses. É uma praia com riachos escandalosamente inadequados para um reles banho. Poderão estar limpando para balneabilidade altruística. Tenho esperanças sobre uma espécie de ecologia quanto aos riachos da nossa cidade florescente. Qualidade é manutenção permamente de água boa...