"Bons tempos"

- Bons tempos

Não se pode sequer imaginar a infância que pessoas hoje idosas tiveram antigamente.

Bom dia, boa tarde, sua benção, pai, mãe, tios, padrinhos, até o velho desconhecido que ao se encontrar na rua era cumprimentado com todo respeito pelos jovens em geral.

No lar ao velho pai demonstração de respeito, à mesa significava que a fatia maior ou o prato mais repleto lhe seria servido em primeiro lugar.

Os filhos prestavam certa reverencia, ao ouvir o que o pai falava, não discordando e nem interferindo nas conversas de pessoas mais velhas e até mesmo sendo condicionados a ficarem de longe, quando o assunto tratado fosse sobre, gravidez, sexo e separações de casais.

A menina era instruída desde pequena para o casamento e como deveria ser como esposa, dona de casa e mãe.

A boneca era um objeto essencial para o aprendizado dessas pequenas. A época de menstruação era o caos não se sabia o porquê das coisas as meninas se assustavam com o imprevisto até que as mães viam-se quase obrigadas a esclarecer o assunto ou as próprias meninas descobriam umas com as outras.

Não era o caso dos meninos que tinha certa proteção do pai por serem homens, “prendam suas cabras que o meu bode esta solto” a masculinidade do menino era prioridade para o pai.

O velho vovô costumava logo após a ceia, conversar sobre o passado como foi sua chegada à terra estranha (se ele fosse imigrante) por dificuldades que passou e como conheceu a vovó e também gostava de contar casos fantasmagóricos em que às crianças em silencio ouviam gostando ou não. O alto respeito com os idosos visava que eles sabiam mais e eram muito mais vividos por isso mereciam toda a credibilidade.

Poderia se dizer que era época da inocência a se julgar pela simplicidade em que todas as coisas aconteciam no ritmo certo.

Seria o caso de acreditar numa certa forma de escravidão onde não havia liberdade de expressão e nem direitos iguais! Não? Era um jeito salutar de convivências em que havia respeito, cuidado e se exigia dos pequenos, modo íntegro de se conduzirem e preparação para formação de uma nova família onde não houvesse tanta discórdia e dissolução, portanto assim a nova família se iniciaria com muito amor e respeito.

Venhamos e convenhamos que a disciplina fossem um pouco drásticas, mas aqueles que por ela passaram não tiveram tantas dificuldades para manter um lar estável e feliz.

È por essas e outras que podemos dizer: Bendito os seios que nos amamentaram e as mãos que cuidadosamente nos disciplinaram.

Marlene Luiz

09/06/06

Marlene Luiz
Enviado por Marlene Luiz em 19/08/2009
Código do texto: T1762618
Classificação de conteúdo: seguro