O dia cinza

Todos diziam de Zezinho era ingênuo, bom demais. Que passaria a vida inteira sendo feito de idiota. Mas Zezinho não se importava. Enquanto todos falavam dele, lhe diziam isso ou aquilo, Zezinho simplesmente sorria. Ele não discutia, acha que era perca de tempo; o outro não mudaria aquela visão e ele muito menos.

Zezinho era assim desde pequeno. Fazia o que tinha que ser feito. Quando criança, passava horas olhando para o céu, brincando de identificar nuvens. Se lhe tomavam o brinquedo, ele não fazia encrenca, buscava outro e não se irritava.

Quando adolescente, não gostava de beber. Gostava mesmo era de passear pelo campo, de ouvir as historias contadas pelo avô. Ele era considerado um bom aluno, um bom filho, um bom amigo, um bom namorado... Zezinho tinha sonhos...

Mas um dia, entraram na casa do Zezinho. Toda a casa foi destruída. E com cinco tiros, toda a sua família foi morta.

Naquele dia cinza, quando o Zezinho voltou para casa, encontrou uma multidão enfrente a sua porta, e do lado de dentro, todas as pessoas que ele mais amava foram assassinadas.

Zezinho seguiu em silêncio todo o velório, e não ousou a falar durante o enterro ou os dias seguintes. A dor que sentia era tão grande, que lhe calara a voz. Não havia palavras suficientes para expressar o que sentia.

Sete dias após a tragédia, Zezinho foi informado que foram policiais que mataram sua família. Os confundiram com outros bandidos...

O bom menino que passou a vida toda sendo se revoltou. Zezinho estava sozinho e queria justiça.

Os meses foram passando, e aqueles homens continuavam soltos. Declaram que a pessoas mortas reagiram. Mas Zezinho sabia a verdade, ele era como seu pai, um bobo que não reagiria. Mas decidiu reagir, decidiu fazer justiça com as próprias mãos...

E com cinco tiros, Zezinho assassinou o tira que destruiu sua vida... Foi preso por homicídio culposo e enquanto passaria o resto da vida da cadeia, os outros policiais, culpados pela morte de seus pais, respondiam em liberdade e indignados pela morte do colega de trabalho.

E saiu em todos os jornais da região: Menino que perdera a família, ASSASSINA policial com cinco tiros e diz não se arrepender do ato cometido. (Zezinho estava sego pelo ódio, sozinho, com medo, mas não se lembrava de ter dito aquelas palavras...)

...

Infelizmente a impunidade e a falta de praticar devidamente as leis, têm levado crianças, jovens e adultos a utilizar outros meios de se fazer justiça, além de corromper outros.

A corrupção em meio às delegacias, em meio ao governo, tem nos levado cada vez mais a questionar o que tem se tornado o nosso país. Se não podemos contar com os policiais para nos protegerem, nem com a justiça para aplicar devidamente a lei e fazer valer o direito... Quem será realmente por nós????

Hari Alves
Enviado por Hari Alves em 18/08/2009
Reeditado em 19/08/2009
Código do texto: T1760844
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.